Dicas de Construção

Escolhendo os Materiais Básicos da Construção

 Escolher o tipo de material para construir determinado barco muitas vezes não é uma tarefa fácil, devido à variedade de opções que o construtor pode ter como aço, alumínio, madeira, fibra ou mesmo a combinação deles.  Embora a maior parte dos materiais disponíveis esteja no mercado há várias décadas é surpreendente notar que a maior parte das pessoas não possui um conhecimento correto do uso de cada um deles.

Embora isso pareça desanimador para quem pensa em desenvolver uma construção, existem alguns pontos que podem ser usados para simplificar a escolha.  Antes de qualquer outro fator, eu coloco como básica a preferência pessoal de cada um por determinado material e, em uma condição secundária, outros fatores como custo, disponibilidade de matérias-primas e local onde o barco será construído.  Nada mais frustrante do que utilizar algo com o qual você não tenha afinidade ou que não entenda.

Geralmente, para a construção de um barco, ou talvez de uma pequena série, o construtor pode optar por um número enorme de materiais, embora, dentre todos, a fibra de vidro seja o mais popular.  Não existe nada de errado em construir barcos de madeira, aço ou alumínio, e até mesmo em ferro-cimento ou outro material alternativo, entretanto, do ponto de vista econômico, existem poucas opções que podem superar barcos fabricados em fibra de vidro, e no que se refere ao investimento e valor de revenda, barcos construídos com esse material têm certamente a menor depreciação ao longo do tempo.

A necessidade da integração entre projeto, fabricação e uso dos materiais foi provavelmente reconhecida pela primeira vez no início da década de 70, e a partir de então, o conjunto desses três itens foi utilizado quase que inconscientemente por vários fabricantes de barcos.  Essas três áreas da fabricação e industrialização de embarcações podem ser imaginadas como três áreas, onde cada uma representa o grau de tecnologia disponível a cada momento.

No início da construção seriada de barcos, provavelmente no princípio da década de 50, o conhecimento global das etapas de fabricação era extremamente questionável.  Os materiais utilizados eram, principalmente, madeira, resina poliéster e fibras rudimentares. Além disso, a maioria dos construtores utilizava técnicas provenientes das construções em madeira do começo do século. Não resta dúvida de que a maior parte dos construtores fez o melhor possível nessas condições, o que pode ser comprovado pela quantidade de barcos que sobreviveram daquela época.  Conforme a demanda por barcos foi crescendo, provavelmente a partir da década de 80, essas áreas (projeto, fabricação e materiais) começaram a se fundir.  Os construtores se familiarizaram com os diversos tipos de matérias-primas e aprenderam a explorá-los de uma forma mais econômica. Os projetos começaram a se adaptar aos novos materiais e tecnologias para fabricação.

Antes disto, na maioria das vezes, o projeto e a construção eram desenvolvidos pelos próprios fabricantes na base do “vamos fazer assim para ver se funciona”, envolvendo um mínimo de pesquisa, engenharia de materiais e fabricação. Hoje em dia, nas construções de sucesso, existe uma integração de especialistas em todas essas áreas.

Com o passar do tempo, como em toda situação competitiva, começou a existir uma pressão para se construir barcos mais leves, de modo mais rápido e mais econômico.  Encorajados ou talvez pressionados pelo próprio mercado, projetistas e construtores iniciaram uma série de projetos bem sucedidos, cada vez mais eficientes em termos de desempenho, velocidade e custo.  Simultaneamente, novos materiais começaram a ser desenvolvidos, novas técnicas de fabricação por injeção e vácuo se tornaram prática usual e, nesse ambiente, a tecnologia de construção de barcos começou a progredir.

Com todo este cenário de opções, o construtor deve ter sempre em mente que a diferença entre o custo de fazer bem feito e mal feito é muito pequena.  Um bom planejamento e supervisão podem tornar a construção muito mais eficiente.  Não levar em conta o custo de mão-de-obra, ainda que seja você mesmo quem está construindo o seu próprio barco, é um erro básico.  Vários construtores profissionais já aprenderam que o consumo de tempo e o custo da mão-de-obra podem ser, muitas vezes, superior ao custo dos materiais.

 - Jorge Nasseh

19 Comentários

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  • Fabrício Assumpção disse:

    Agora deu para ter uma noção do tamanho desse universo da construção.

    bom texto

  • Rogério Schwarz disse:

    Construir com divinycell é muito melhor. Ao menos pro que estou fazendo. Só que não consigo fazer infusão não… só vacuo bag.

  • Carlos H. disse:

    Olá Barracuda!

    Vocês possuem cursos?

  • ilson disse:

    quero começar a construir meu barco e não consigo a definir o material preciso de ajuda obrigado

  • Jorge Nasseh disse:

    Primeiro me diga qual o projeto e o que ele determina. Abcs

  • mauro disse:

    estou com muita vontade de construir um barco de aluminio 0,7mm de 5mts.
    penso em usar seguintes materiais:chapa de aluminio 0,7 (1 metro de largura e 5 comp) , aluminio barra chata 2 cm de largura,arrebite e pu construção para vedação. estou no caminho certo?

  • João Carlos Figueira disse:

    quero ajuda para construir meu propio barco para pesca amadora

    • Bárbara Cotta disse:

      João,
      Você necessita de um projeto e todo seu trabalho será em cima desse projeto. A leitura do livro Manual de Construção de Barcos poderá esclarecer bastante suas dúvidas.

  • quaty . sp disse:

    preciso reformar meu barco trocar os forros de banco (as chapas de aluminio) onde encontro?

  • enio Lucchini disse:

    Meu desejo é a construção de um veleiro de 50 pés com casco de alumínio, convés em fibra de vidro e o acabamento interior em madeira.
    É uma boa opção ( custo benefício )?

    Um abraço.

  • felipe neto disse:

    Amigo preciso de um projeto de lancha pequena para 6 pessoas,quero construir em aço mais ja dei cabeçada D + comprando projetos que de nada serve, o desenho nao e compativel com o projeto,nao te da dicas de nenhum material,outro te indica material que nem a Marinha usa,ja comprei ums dez projetos e nada,alguem pode me ajudar,preciso dos dados tecnicos da construção em V,inclinação,graus, verticis,etc.

    • Jorge Nasseh disse:

      O que eu posso te dizer eh que quanto mais simplificado for o projeto mais dificuldade você vai ter para construir.

  • felipe neto disse:

    Amigo preciso de um projeto de lancha pequena para 6 pessoas,quero construir em aço mais ja dei cabeçada D + comprando projetos que de nada serve, o desenho nao e compativel com o projeto,nao te da dicas de nenhum material,outro te indica material que nem a Marinha usa,ja comprei ums dez projetos e nada,alguem pode me ajudar,preciso dos dados tecnicos da construção em V,inclinação,graus, verticis,etc.quem tiver o projeto em jpg,pdf,epoder me enviar neto.ant@hotmail.com

  • leandro disse:

    olá amigo… to com uma duvida, qual o motor devo colocar num barco que estou construindo, que tem 8 metros de comprimento por 90cm de altura e 2,70 largura.

  • luiz otavio disse:

    gosto muito de fibra,mas ouvi falar de outro materias sintetico e gostaria de saber mais dele.obrigado. luiz otavio

  • sandro renato disse:

    bom dia! meu caro amigo gostaria de saber como posso fabricar uma forma para fabricar pequenas lanchas de fibra de vidro de 4.20m boca 1.40 calado 60 para usar em mar aberto e motorizaçao 15a 25 hp.como posso saber todo proscesso de fabricaçao. muito obrigado desde ja.

    • Jorge Nasseh disse:

      No livro MCB voce tem um capitulo detalhando varios processos de construcao de modelos e formas (moldes). O capitulo é longo e tem uma gama enorme de fotos para voce poder se basear.


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