Quando é a Hora de Desmoldar?

Muitos construtores têm dúvida sobre quando se pode desmoldar uma peça laminada manualmente ou fabricada pelo sistema de infusão.Vamos por partes: Qualquer resina, seja ela poliéster, estervinilica ou epoxy tem um tempo de gelificação e, em seguida, um tempo de cura. Dependendo do produto, o tempo de cura (quando a resina atinge o pico de temperatura e retorna à temperatura ambiente) pode variar entre algumas horas ou até mais de um dia, mas não necessariamente a ligação química entre a resina e o endurecedor/catalisador está completa.Este “segundo” tempo pode levar de 1 a 2 dias ou mesmo uma semana. No caso de resinas poliéster utilizadas na maioria dos barcos, de 2 a 3 dias vão proporcionar pelo menos 80% de ligações cruzadas das moléculas, e já se pode considerar que a peça já está pronta para ser desmoldada, embora ela possa ainda ficar “se movendo” por mais tempo.No caso das resinas de infusão que são curadas sob pressão, o tempo de cura pode ser maior, porque desligar a bomba de vácuo e abrir a bolsa pode “relaxar” internamente o laminado e ele pode até desmoldar entre as camadas. Este movimento é imperceptível no dia a dia, mas se você quiser um laminado 100% compactado e curado, terá que deixar a bomba de vácuo ligada por pelo menos 24 horas.No caso de laminação com resinas epoxy, a situação é um pouco mais drástica, mas isso fica para o próximo post!

Quanto Custa Construir Um Barco?

Eu construí meu primeiro barco porque estava preocupado com a Guerra Fria e um possível ataque nuclear e achei que ficando no meio do mar eu ficaria salvo! Parece mentira, mas não é!

Construir um barco é uma tarefa difícil para qualquer um. Demora muito. Consome o físico e a mente. Dependendo da idade que você está, pode servir como uma terapia contra o tédio e a depressão, mas se o projeto ficar longo demais não funciona.

Construir um barco de 30 pés (como o meu primeiro) demora um tempo, e você tem que ter muita resiliência para passar por isso. Dependendo do seu estilo de vida, se você for ativo, aposentado ou esperando uma bomba atômica, o panorama muda de figura.

No fim do meu primeiro barco, decidi que era muito mais prático e barato comprar um pronto. E tenho visto isso hoje. Tem muita pouca gente tentando construir barcos de forma amadora. Não tenho os dados para julgar o motivo, mas, pela minha experiência, é porque só vale a pena construir se for uma decisão pessoal e mental sobre os próximos 5 anos!