Detalhes Estruturais – Anteparas e Longarinas

Anteparas e longarinas fazem parte do grupo de elementos estruturais presentes em embarcações e têm processos de fabricação bastante simples, mas suas fixações e interações podem representar desafios para os construtores.

Anteparas são painéis planos que dividem a embarcação ao longo de seu comprimento. Além de influenciar o arranjo de um barco, também adicionam rigidez. Como os painéis são planos, é muito comum que sejam formados por painéis K-Lite construídos por infusão separadamente e depois sejam fixados no casco.

Figura 1. Antepara fixada diretamente sobre o casco

A Figura 1 mostra uma das opções para fixação da antepara, trabalhando diretamente sobre o casco da embarcação. É necessário utilizar um filler, chamado também de adesivo estrutural, formado por uma mistura de resina termofixa e microesferas. Depois de formar o filete com essa massa, é preciso laminar algumas tapes de tecido biaxial [±45] e é possível criar uma superfície suave para o fluxo de tensões.

A Figura 2 apresenta a opção de fixação de anteparas em barcos onde as faces finas podem criar uma grande tensão na junção. A solução é utilizar um filete de espuma PVC colado sobre o casco diretamente abaixo de onde é montada a antepara, com um ângulo de inclinação entre 30 e 45°, proporcionando uma perfeita transferência de tensões entre os dois painéis estruturais. 

Figura 2. Fixação de antepara no casco com filete de espuma de PVC

As longarinas são vigas longitudinais que acompanham todo o comprimento da embarcação e sua continuidade é de extrema importância para o esquema estrutural de embarcações. Geralmente são laminadas utilizando tecidos unidirecionais e devem atravessar as anteparas, que devem ser recortadas para permitir sua passagem.

Figura 3. Interação entre anteparas e longarina

O recorte das anteparas deve ser preciso de modo que não haja espaços vazios na junção, como mostra a Figura 3. Novamente as linhas de colagem ser feitas por um adesivo estrutural, formando um filete com transição suave entre o fundo e a longarina e entre a antepara e o fundo. Mais uma vez os tapes de tecido biaxiais [±45] devem ser laminados para garantir a integridade da estrutura. Esse tecido é utilizado porque sua trama é a que se molda com mais facilidade dentre os multiaxiais e, se o construtor estiver utilizando resina poliéster, é importante utilizar tecidos combinados com manta.

Figura 4. Anteparas montadas sobre reforços

Por fim, a Figura 4 mostra detalhes da montagem de anteparas que ficam acima de reforçadores longitudinais (longarinas) ou transversais (cavernas). Neste caso, tanto a colagem da transversal como a da longarina deve ser feita de forma suave para possibilitar a passagem ininterrupta das tensões. Este tipo de configuração é muito utilizado no convés de barcos grandes onde a casaria possui vigas longitudinais e transversais.

Para mais informações sobre detalhes estruturais de embarcações, é possível visitar outros posts dessa série no blog ou consultar o livro Métodos Avançados de Construção em Composites.

Comentários (4)

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Gustavo

      Em elementos estruturais, você deve sempre priorizar tecidos multiaxiais por conta dos filamentos contínuos não tramados, que suportam mais esforços e permitem um teor mais alto de fibras no laminado final.

      Devido à natureza dos esforços a que uma antepara está sujeita, prefira utilizar tecidos em X com orientação [±45]. A gramatura dos tecidos e a quantidade de camadas vai depender do tamanho da embarcação e configuração de arranjos estruturais, mas pode variar entre 600 e 800 g/m² de filamentos contínuos.

      Dependendo do processo de fabricação e da resina utilizada, os tecidos podem ou não serem combinados com mantas.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Tatiana,

      Como dito no texto, eles se moldam com muito mais facilidade nas curvaturas. Além disso, essa orientação dos fios é mais favorável para distribuição de tensões. Se fosse utilizado um tecido de [0/90], metade dos filamentos estariam descarregados e apenas metade da gramatura do tecido estaria de fato contribuindo para a junção dos elementos.

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