Um dos maiores adventos da construção de barcos veio no início da década de 80 com a fabricação de tecidos unidirecionais. Barcos de alta performance naquela década eram construídos com tecidos bidirecionais que eram fabricados com tramas onde as fibras de uma direção passavam em um sobe e desce contra as fibras da outra direção. Os tecidos eram fabricados em configuração de 0/90 graus como ate hoje se encontra no mercado em geral.
Com este tipo antigo de trama sempre ficava um excesso de resina alojado nestes espaços da trama das fibras o que aumentava a quantidade de resina necessária para não somente impregnar os filamentos dos tecidos mais para preencher estes vazios da trama e que acarretava também uma redução de resistência a tração e flexão.
Com o aparecimento dos tecidos unidirecionais este problema terminou porque construtores começaram a laminar os tecidos nas direções que realmente eram imprescindíveis e a quantidade de resina aplicada era somente aquele necessária para deixar o filamento impregnado.
Mais tarde, estas fibras unidirecionais começaram a ser tracionadas para diminuir ainda mais a quantidade de resina nos espaços vazios da trama.
Com isso, a quantidade de resina utilizada nas laminações diminuiu significativamente, enquanto a resistência dos laminados unidirecionais produzidos aumentou em 40%.