Acabamento para Pintura do Casco

Antes da aplicação da pintura de base, independente do tipo de tinta a ser utilizado, é preciso lixar o casco. O lixamento serve para corrigir imperfeições, retirar a pintura antiga e também melhorar a ancoragem, ou seja, aumentar a aderência da camada de tinta que promoverá o acabamento final. Depois de passada esta etapa, e corrigidas pequenas rachaduras e trincas, caso existam, aplica-se a pintura de fundo. O número de demãos e a espessura delas depende muito do produto utilizado e do fabricante. Sendo assim, é imprescindível que as recomendações do fabricante sejam seguidas rigorosamente, caso contrário, o resultado final poderá ficar comprometido. A preparação do casco é outro fator vital na hora da pintura, para que seja evitada qualquer possibilidade da tinta se desprender do casco.

O trabalho de aparelhamento com lixa é um mal necessário e quanto mais tempo for dedicado a essa tarefa, melhor será a aparência do barco. Danos a saúde estão envolvidos nesse trabalho, por isso, espera-se que o construtor siga as recomendações de segurança e utilize sempre máscara de proteção contra inalação de poeira. Ao trabalhar no aparelhamento com lixa, tente não provocar buracos ou irregularidades. Se alguns desses defeitos forem encontrados, preencha com massa até ficarem nivelados com as superfícies adjacentes para facilitar o trabalho de acabamento. Quando estiver utilizando massa para nivelamento, procure sempre produtos que produzam pouca distorção térmica e, mesmo assim, não tente preencher irregularidades mais acentuadas de uma vez.

As lixas encontradas no comércio são numeradas e vão do número 24 (lixas mais grossas) a 2000 (mais finas). As de grãos na faixa entre 24 e 150 são de óxido de ferro e devem ser usadas a seco. As outras, de 100 a 2000 são de óxido de alumínio e devem ser utilizadas com água Para superfícies com pintura antiga, deve-se usar lixas na faixa de 60 a 220. Inicie com lixamento a seco e termine com lixas d’água. Note que existem lixas específicas para o uso em superfícies de madeira e metais.

Quando estiver lixando peças de madeira, o acabamento mais suave pode ser conseguido com uma lixa manual após usar uma com máquina. Lembre-se que qualquer quantidade de tinta ou verniz nunca irá esconder um acabamento irregular. Para um trabalho de primeira classe com verniz, a madeira deve estar completamente lisa. Nunca utilize uma lixa mais grossa do que o necessário, ou então você estará gastando tempo e material. Sempre comece o trabalho com lixas mais grossas e termine com uma mais fina. Nunca o contrário. Ao passar de uma lixa grossa para outra mais fina, limpe a madeira a fim de poder acompanhar o desenvolvimento do trabalho de acabamento.

Uma das maiores dores de cabeça que um construtor pode ter é subempreitar o trabalho de preparação do casco a ser pintado. Nenhum pintor gosta de perder tempo lixando qualquer superfície, eles sempre arranjarão um jeito de aplicar logo a tinta e culpar a pintura antiga pelos defeitos aparentes. Isto é um erro grave que se perpetua em todos os estaleiros de reparo em volta do mundo. Existem exceções, mas são raras. O trabalho de preparação requer paciência e, acima de tudo, técnica.

Comentários (39)

  • Bernardo Barros disse:

    Bom dia, ao reaplicar gel em um casco coberto de gelcoat é necessário retirar todo o gelcoat antigo ou somente lixar um pouco para melhorar a aderência?

    • Barracuda Composites disse:

      Bernardo,
      O ideal é você tirar todo o gelcoat pois não é possível saber a composição do gel aplicado anteriormente. É muito comum a utilização de solução de parafina no gelcoat para facilitar o lixamento então se for o caso de ter sido usado um gel com parafina, a nova camada não irá aderir bem se a anterior não for completamente retirada.

  • Bom dia, qual tinta posso aplicar direto, ou uma massa em uma superfície resinada com tecido de resina epóxi poliéster

  • Luis Manuel de Azevedo disse:

    Luis
    Já construi vários veleiros, o maior um catamaran de 26 pés, projeto do arquiteto James Wharram. sempre utilizei madeira solida e compensado marítimo. A minha falta de conhecimento de materiais compostos é notória; estou tentando mudar isso lendo os livros de J N. Já laminei mantas e tecidos sobre o compensado usando resinas de vários tipos. mas nunca usei gelcoat. Para começar qual é a aparência do gelcoat ? Trata-se de algum tipo de tecido que deve ser aplicado com um tipo de resina como se fosse fosse uma manta/tecido de fibra de vidro normal ? Ou é simplesmente uma resina especial pré colorida ? Gostaria de saber se o gelcoat pre colorido pode ser usado para acabamento de um casco de compensado devidamente fibrado em vez de usar simplesmente tinta ?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá Luis,
      Parabéns pelo seu altruísmo de tentar coisas novas. Este é o lema da Barracuda! O gelcoat é o que você vê em barcos de produção seriada. Ele é aplicado sobre o molde (se você tiver um) antes da primeira camada de fibra de vidro. O gelcoat é para ser aplicado sobre moldes! Este é o seu caso?
      Se você laminar o seu casco de madeira com fibra de vidro e resina poliéster então você pode aplicar gelcoat. Mas depois vai ter que lixar!

  • Bom día , em um casco construido do zero como posso saber onde fazer a marcação da linha d’água . Me ajudem por favor

    • Barracuda Composites disse:

      Oi José,

      A linha d’água é definida a partir do deslocamento do projeto, ou seja, da massa da embarcação, que é igual a quantidade de água que seu barco é capaz de deslocar. O projeto é capaz de te fornecer uma estimativa para fazer essa marcação inicialmente, mas nada será melhor do que colocar o barco na água para ver se a linha d’água de projeto é compatível com a linha d’água na realidade.

  • PAULO SERGIO ARAUJO CASTRO disse:

    boa tarde amigo. comprei uma lancha de fibra de vidro. ainda está com a pintura boa, mas pretendo depois pintar ela novamente e por gelcoat. gostaria de saber o passo para essa minha missão. obs: não sou pintor, mas quero realizar essa obra. obg. Paulo – São Luis do Maranhão.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Paulo

      O primeiro passo para qualquer pintura é a preparação da superfície e o lixamento do casco. Esse processo vai corrigir imperfeições e retirar a pintura antiga, além de aumentar a aderência da nova camada de tinta. Se necessário, a próxima etapa será utilizar uma massa de acabamento para corrigir pequenas rachaduras.

      É preciso então limpar a sua superfície com algum tipo de redutor, como acetona. Você pode então aplicar o gelcoat com um rolo ou pode utilizar uma pistola, preferencialmente. Há uma série de considerações a serem feitas para garantir uma pintura perfeita e normalmente o gelcoat é utilizado para o acabamento de embarcações em série, sendo aplicado diretamente sobre o molde antes do laminação do skin coat da embarcação. No entanto, nada impede que ele seja utilizado para após reparos ou para repinturas. O livro Manual de Construção de Barcos traz um seção dedicada às considerações necessárias para se trabalhar com gelcoat e um capítulo inteiro sobre outras opções de pintura também!

  • Sérgio Gobbato disse:

    Boa tarde
    Estou iniciando a construção de um trawler de compensado naval, com tecido CM1808 e resina epóxi AH 720.
    Minha dúvida, após a cura da fibra/resina, qual o melhor acabamento a ser aplicado, massa epóxi para regularização da superfície e gelcoat, ou sobre a massa aplicar tinta PU?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Sérgio

      Como você está trabalhando com núcleos de compensado, você precisa laminar com resina epoxy para garantir a proteção da sua estrutura e, consequentemente, vai precisar que a massa de acabamento seja epoxy também. Portanto, o gelcoat comum a base de resina poliéster não vai ser compatível com a sua superfície e você vai precisar utilizar tinta PU.

      É aconselhável que você faça um teste com a tinta em uma pequena área para verificar a compatibilidade dos dois sistemas.

  • William Hespanhol disse:

    Olá,

    Me chamo William, estou construindo/reformando um bote inflável e fazendo alguns modificações, console, caixa de ancora, compartimento para tanque de combustível na proa, etc, é pequeno, 3,80mts.
    No espelho de popa troquei o núcleo de madeira compensado dado a mesma estar com a madeira podre, retirei a fibra por de traz do espelho de popa, e também retirei a madeira podre por trás. Adicionei uma nova madeira compensado de 20mm e novas camadas de tecido 600 + manta 300, fiz toda essa parte nova utilizando resina epóxi para dar maior resistência, aderência, impermeabilização na madeira, etc. Minha dúvida é quanto a utilização do gel coat ISO em cima destas camadas novas com resina epóxi, posso utilizar o gel coat em cima deste pequena parte reformada com resina epóxi? Fiz alguns testes em um pedaço pequeno de laminação com resina epóxi e passei o gel coat em cima, depois de já curado a resina epoxi, aparentemente não teve nenhum problema visualmente, pelo menos.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi William,

      Normalmente o gelcoat a base de resina poliéster isoftálica não possui compatibilidade com o a resina epoxy. Porém, se não ocorreu nenhum problema de aderência entre os dois produtos nos testes, em tese, não seria nenhum problema. No entanto, é importante ter em mente a durabilidade da adesão quando em contato com o ambiente de operação na água do mar.

      O gelcoat não é um elemento estrutural e o núcleo de madeira está protegido pela resina epoxy. O prejuízo estaria no acabamento da embarcação.

  • Robson Cristo disse:

    Bom dia, estou com uma canoa havaiana que peguei pra restaurar, já tirar toda a resina que estava ressecada, agora vou finalizar de arrumar o compensado naval, aí vou aplicar a resina no tecido fibra, depois que finalizar este processo, como devo finalizar? Com a tinta de PU, que é o Verniz para Epoxi? Obrigado.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Robson

      Se a canoa é de compensado naval, é fundamental que você utilize uma resina epoxy para aplicação do tecido de fibra de vidro, para oferecer proteção química à madeira. Uma excelente opção é a AR720.

      Com os gelcoat comuns não são compatíveis com a resinas epoxy, a melhor opção para você é utilizar tinta de PU mesmo. É essencial esperar a cura completa da laminação e realizar a preparação da superfície antes da aplicação da tinta.

  • Robson Cristo disse:

    Obrigado pela ajuda.
    Como é de madeira, eu quero deixa a madeira à vista, então não queria usar tinta, teria como aplicar algum tipo de verniz PU?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Robson.

      A laminação com a fibra de vidro vai proteger a madeira, mas as resinas epoxy estruturais sempre possuem alguma cor, seja âmbar ou o colorido dos endurecedores. A AR720 possui uma cor avermelhada.

      De qualquer forma, é possível sim utilizar uma camada de verniz PU, com o mesmo cuidado de realizar um teste de compatibilidade antes da pintura do todo. Porém, é possível que a madeira não fique aparente como o desejado.

  • Robson Cristo disse:

    Pensei em fazer o seguinte, como a madeira atual é compensado e não está muito bonita, pensei em resinar, aplicar o tecido de fibra, e, após aplicar uma lâmina de madeira, e, então aplicar uma ultima camada de resina epoxi, você acha que funcionaria bem? E depois de aplicar a resina epoxi preciso passar a tinta, ou a resina já serve de acabamento?
    Obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Robson

      Você vai precisar preparar a superfície de fibra com um lixamento e utilizar um adesivo epoxy para posicionar as lâminas de madeira e então, aplicar uma resina epoxy de revestimento que vai proteger a madeira. As resinas epoxy de revestimento possuem menor custo que as estruturais, porque suas propriedades mecânicas são mais baixas já que sua única função é proteger o material e não agir como uma matriz polimérica termofixa.

      Fique atento apenas que essa colagem secundárias das lâminas de madeira vão adicionar um peso considerável na sua embarcação e isso pode prejudicar a navegabilidade. Existem outras formas de acabamento de embarcações até mesmo com a tinta PU diretamente acima da superfície carenada com uma massa de acabamento.

  • Joaquim Vieira disse:

    Bom dia estou a restaurar uma embarcação, depois de fibrar a embarcação pois tinha algumas rachadelas, comecei a corrigir as imperfeições da fibra com massa de correção, agora devo dar um mão de primário, depois de lixar, vou pintar a embarcação com tinta de 2 componentes, para acabamento, devo polir a pintura ou dar uma mão de verniz ?
    agradeço que me ajude gosto de fazer as coisas mas não tenho muito conhecimento sobre muitos produtos, em especial repintura de barcos

    • Barracuda Composites disse:

      Olá. Joaquim

      O polimento da pintura já é suficiente, a não ser que a tinta utilizada não tenha proteção UV. Se esse for o caso, a aplicação do verniz é indicada.

  • Leandro Silva De Oliveira disse:

    Depois de aplicado o Gel Coat no molde, quanto tempo para iniciar a resina com fibra???Desde já agradeço!!

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Leandro

      Você precisa aguardar a cura completa do gelcoat. Apesar de o tempo de gel do material ser próximo de 40 minutos, já que ele é formulado a base de resina poliéster, o tempo de cura completa é muito maior.

      O fornecedor vai informar no datasheet o intervalo para que esse fenômeno ocorra e suas instruções devem ser seguidas, mas é comum que os estaleiros apliquem o gelcoat no molde no fim de um dia para que a laminação do skin coat se inicie no início do outro, portanto um intervalo de aproximadamente 12 horas.

  • Miguel Fraile disse:

    Comprei uma lancha que precisa de reforma no casco. Esta bem riscado e com grandes rachaduras. Como não conheço o material que foi fabricada, eu gostaria de saber como escolher a resina correta para efetuar estes reparos. Uso epoxy ou poliéster? E preciso lixar todo o casco para tirar o gel coat antes de iniciar o reparo dos rachados?

    Obrigado.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá Miguel,

      Provavelmente se o barco é de produção seriada ele é de poliéster. Se voce for re-laminar as rachaduras tem que remover o gelcoat com certeza e preparar a superfície para a nova laminação.

  • Glauco Rocha de Oliveira disse:

    Olá Jorge, quero aumentar em 60 cm as bananas do meu Cat 18 ‘ motor , com os novos motores 4 tempos são muito mais pesados , assim além de aumentar a flutuAbilidade para esse peso extra do motor ganho uma plataforma de popa maior . Também vou fazer um Skeg na verdade aumentar o existente e colocar um motor central , que economicamente e muito melhor tanto em consumo como na compra , revisões e manutenções . As desvantagens eu conheço . Manobrabilidade e segurança .
    Vamos as perguntas .
    Parte da estrutura e compensado com epóxi , plataforma deck e o transom do motor , então posso misturar com fazer as o prolongamento das bananas do Cat em resina poliéster e fazer isso se juntar as plataformas de compensado com epoxy ?
    Para maior rigidez no casco da banana , o espelho de popa. Devo usar também o compensado ?
    Tenho várias folhas de divinicel barracuda crua ainda na forma “isopor verde” não aquela já resinada .
    Posso aproveitar para reforçar criar um sanduíche ou caverna , ou mesmo no espelho de popa ? Alguma sugestão ?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Glauco,

      É melhor continuar com compensado e epoxy, pois assim você tem como fazer as junções e colagens com o mesmo material original do barco. Não é impossível você misturar o que você ja tem hoje com placas laminadas de divinycell com poliéster e colar com epoxy, mas pelo tamanho do reparo não vai fazer muita diferença e pode ser um complicador.

  • Gustavo disse:

    Vc sabe indicar quais marcas e linhas de esmalte sintético e tinta pu eu posso comprar para nao errar? Sao tantas que eu me sinto perdido e confuso p escolher

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Gustavo,

      Tenta escolher produtos da linha náutica. A Inernational Tintas tem uma linha grande destes produtos específicos para aplicações náuticas-navais!

  • Ola,, pretendo fazer um antiderrapante usando gel coat e fibra de vidro com posiester sobre o molde. de EVA. Esse antiderrapante adere bem a um barco de compensado naval e epóxi+ microesfera? Se aderir bem como eu procedo para o acabento de pintura?

    • Barracuda Composites disse:

      Se você esta usando epoxy para laminação então a colagem do antiderrapante deve ser feita com o mesmo tipo de resina. O procedimento de pintura é utilizar tinta poliuretano!

    • Barracuda Composites disse:

      Lixe a superfície do gelcoat original com hookit 150#
      Limpe a superfície
      Aplique a primeira camada de gelcoat utilizando pistola de alta pressão (dilua o gelcoat com monômero de estireno) 8-10 mils
      Aplique a segunda camada com um espaço de tempo menor que 6 horas 8-10 mils
      Aplique a ultima camada utilizando solução de 5% de parafina 8-10 mils
      Espere secar e comece a lixar com hookit #220 – #320 – #400 – #600 – #800-1000
      Terminar com polimento

  • fernando da rosa machado disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber quais sao os cursos disponibilizados pela empresa e se podem ser feitos in company

    • Barracuda Composites disse:

      Fernando
      Nao estamos mais oferecendo cursos mas voce pode consultar os livros do nosso Eng. Jorge Nasseh

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