Aspecto Cosmético dos Laminados

O sucesso comercial de muitas peças produzidas com materiais compostos laminados está atrelado ao seu apelo estético, tanto em barcos quanto em aviões e automóveis. No processo de laminação manual, a primeira camada sobre o molde é o gelcoat e em seguida é aplicado o skin coat, que pode variar caso a caso entre 600 g/m² e 900 g/ m² de manta de fibra de vidro e resina poliéster.  

Usar um laminado mais espesso no skin coat é aceitar ter uma penalização de peso mas também reduz a possibilidade de ter boa parte do laminado impresso pelo lado externo do laminado. O skin coat deve ser aplicado com uma resina de comprovado alto valor de HDT (temperatura de distorção térmica) para suportar sem prejuízos a liberação do calor causada pela cura exotérmica da resina de laminação que pode causar temperaturas de até 80°C.

O laminado do skin coat deve ser composto por mantas de fibra de vidro, mas neste ponto existe um dilema que deve ser enfrentado cedo ou tarde por qualquer construtor. A função básica das camadas cosméticas do laminado é proporcionar um acabamento exemplar e fornecer uma barreira para evitar a osmose quando é necessário o contato com água e umidade. No entanto, quanto de fibra e resina é o suficiente?

Poucas camadas podem comprometer o acabamento estético, mas muitas camadas podem comprometer o peso final da estrutura. Um skin coat à prova de problemas cosméticos pode ser executado com duas camadas de manta 300 g/m² e mais duas camadas de manta 450 g/m². A próxima camada a ser laminada pode então ser um tecido biaxial combinado com manta que deve ter entre 225 e 300 g/m². Nesta configuração, o construtor vai ter um laminado de baixa resistência com 5 kg/m² de peso sem contar o gelcoat, o que representa o acréscimo de quase 800 kg no casco de um barco de 60 pés de comprimento.

O uso de um processo estável de laminação, como a infusão, possibilita ao construtor reduzir ao máximo a gramatura da camada de acabamento externo. Em alguns casos, é possível usar somente uma manta de 300 g/m² que vai ser depositada junto com o restante do material de infusão. Um outro ponto a ser considerado durante a elaboração do skin coat é que laminar manualmente uma grande quantidade de fibra sobre o gelcoat significa um consumo de energia e tempo gigantesco.

Comentários (12)

  • Pretendo realizar a construção de uma peça utilizando um molde. A peça será laminada com epoxi, kevlar e tecido de fibra de vidro. Eu poderia, antes de tudo aplicar uma camada de gel coat no molde, para conseguir uma peça de coloração específica e com um efeito cosmético?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Daniel

      Pode sim, inclusive é enconrajado. Você só precisa de um gelcoat compatível com a resina epoxy que você vai utilizar na laminação.

      Muitos dos detalhes sobre a aplicação do gelcoat você também pode ler nesse post aqui!

  • francisco disse:

    um casco laminado com resina epoxi sobre um molde fêmea nessecita de um skin coat ? Ou pode simplesmente aplicar um primer no molde e por cima já laminar as camadas estruturais de tecidos multiaxiais ?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Francisco,

      Pode aplicar um gelcoat de epoxy. nem todo primer que se usa para pintura serve para topcoat sobre o molde. Outro detalhe é que você vai ter que usar um desmoldante semi-permanente compatível com epoxy. Sobre o gelcoat de epoxy, pode então laminar os tecidos. Qual o barco que você pretende laminar?

  • francisco disse:

    seria um barco movido a energia solar de 6m de comprimento.
    Então, independente se eu for usar um gelcoat de epoxy ou um primer+ tinta pu como topcoat não seria necessario nem tipo um véu de superfície? mesmo usando epoxi na laminação poderia no futuro acontecer um print do nucleo ou da trama do tecido por exposição solar?

    • Barracuda Composites disse:

      Francisco,

      Você tem um molde? Se tiver use desmoldante semi-permanente e lamine direto sobre o molde. Quando retirar o barco pinte com primer epoxy e tinta poliuretano.
      Se voce usar um epoxy com baixo HDT certamente vai ter print thru. As resinas epoxys que a e-composites comercializa tem um HDT alto. Sugirimos também que você pinte o casco com cores claras.

  • Marcello Guerra disse:

    Existe o interesse em participarem de um projeto/desenvolvimento voluntariamente de lanchas bi-casco fibra de vidro?

  • Marcello Oliveira Guerra disse:

    O projeto consiste em produzir barcos de 23 pés com casco multifuncional como: carga, passageiros, pesca c/ rede, fishing, etc
    Na realidade a parte de baixo se encaixa com a parte de cima e no vão de ar será preenchido com espuma expansiva.

    ou seja, com opções de roupas funcionais, sempre com a mesma base de navegação.

    • Barracuda Composites disse:

      Voce deve procurar um projetista (tem vários na internet) que vendem projetos com lista de materiais.

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