Todo construtor sabe que apesar dos materiais compostos apresentarem uma resistência à degradação pela umidade infinitamente superior aos materiais orgânicos, como a madeira, os laminados de fibra de vidro não são totalmente impermeáveis e o contato com a água os tornam sujeitos à degradação por hidrólise. Este fenômeno é basicamente a quebra das moléculas de resina pela ação da água e resulta na formação de bolhas com o passar do tempo.
O tamanho dessas bolhas varia desde uma cabeça de alfinete até uma bola de pingue-pongue e sua concentração também varia em função da região do casco, sendo que a região do fundo é sempre a mais afetada. O problema que começa de uma forma estética se torna estrutural com o passar do tempo conforme as camadas de fibra do casco são progressivamente atacadas. Este ataque químico pela ação da hidrólise pode diminuir a resistência do laminado em até 30%.
A resina poliéster apresenta uma série de vantagens que justificam seu uso na construção náutica, que vão desde a facilidade de manuseio até seu custo. No entanto, sua estrutura química rica em radicais éster favorece o processo de hidrólise, que consiste na quebra das ligações das moléculas da resina pela ação da água e resulta na formação de bolhas.
Para evitar a ocorrência desse tipo de fenômeno, é importante utilizar produtos certificados para construção náutica, que são preparados para o contato com o ambiente marinho durante a vida da embarcação. Uma boa opção são as resinas estervinílicas que possuem radicais éster somente nas extremidades de suas cadeias moleculares.
Um experimento colocou laminados náuticos com superfícies protegidas por gelcoat isoftálico em uma caixa com faces expostas à água a uma temperatura de 65°C de modo a simular a aceleração do processo de hidrólise sobre a face do laminado. Laminados construídos com resina poliéster ortoftálica apresentaram bolhas após 50 dias, enquanto os que utilizaram poliéster isoftálica levaram 75 dias para isso. Em comparação, os construídos com resina estervinílica não apresentaram esse tipo de defeito mesmo após 750 dias. Considera-se que 40 dias nessas condições equivalem a aproximadamente 1 ano de vida de uma embarcação dentro da água.
Uma solução fácil e barata para contornar o problema de hidrolise é realizar a laminação de duas ou três camadas externas iniciais de manta com 300 g/m² com resina estervinílica. Em uma lancha de 40 pés isso equivale a um custo adicional de U$250 dólares, o que é realmente desprezível em relação ao custo total da embarcação, aumentando a durabilidade do produto e a satisfação do cliente.
Em cascos que já apresentam bolhas, o reparo deve ser realizado com a aplicação de um revestimento de resina epoxy. Ao tirar o barco d’água, toda a superfície do gelcoat danificado deve ser removida com uma lixadeira com extremo cuidado para não danificar as camadas de fibra de vidro. O casco deve então ser lavado com água doce e são necessárias algumas semanas para a secagem total do laminado.
O sucesso do reparo depende do grau de secagem do casco e um medidor de umidade pode ser utilizado para verificar se os níveis estão dentro de limites aceitáveis. O período de espera pode variar entre duas a oito semanas, podendo alcançar mais de quatro meses em casos críticos onde grande parte do laminado foi afetado. Quando o laminado estiver pronto para o reparo, deve-se aplicar duas ou três camadas com aproximadamente 500 g/m² de resina epoxy sem solvente e com propriedades adequadas para cura de filmes finos.
O intervalo entre as demãos deve ser rigorosamente respeitado e após a impermeabilização do casco, deve-se realizar o lixamento da superfície e a aplicadas de duas demãos de primer seguido da tinta anti-incrustante.
Oliver Freitas disse:
O que é gelcoat?
Barracuda Composites disse:
Olá, Oliver
Gelcoats são, na verdade, uma mistura de resina poliéster e uma série de cargas minerais. Eles representam uma primeira camada de proteção e acabamento no laminado e você pode saber mais nesse post!!
Fernanda Dias disse:
Qualquer resina epoxy é adequada para realizar esse processo de reparo?
Barracuda Composites disse:
Olá, Fernanda
Você deve selecionar uma resina epoxy sem solventes e preparada para cura de filmes finos. É importante observar que um filme fino tem uma área superficial muito grande e portanto a cura é processo mais complexo do que a de uma laminação comum. A quantidade de energia necessária para alcançar o pico exotérmico é muito maior e, por essa razão, você precisa observar se a resina foi formulada para esse fim.
Sabrina Duarte disse:
Porque o laminado perde propriedades mecânicas com a ação da água?
Barracuda Composites disse:
Olá, Sabrina
São diversos motivos. É possível que a água colabore com a degradação do material de núcleo do laminado, mas isso não é comum quando se utiliza espuma PVC. No entanto, a água prejudica a adesão entre as fibras de reforço e a matriz polimérica, que é essencial para o desempenho mecânico do laminado.
Marquinho fibras disse:
.muito. Bom. Gostei. Muito dos. Seus. Ensinamentos
Luciene disse:
Olá, bom dia minha piscina está com osmose e com uma trinca no fundo. Procurei um profissional que falou que essa osmose não vai aumenta e que não deve lixar pois dará dor de cabeça. E um outro profissional falou que tem que lixar, imassar e epois pintar . Quem está certo? Rsrs
Barracuda Composites disse:
Muito provável que a Osmose vai aumentar com o tempo. O reparo da piscina tem que ser feito removendo este gelcoat /pintura que esta comprometido!