A Coloração das Espumas de PVC

Às vezes passa despercebido, até mesmo para o construtor experiente, o dilema do fabricante de espuma de PVC de usar cor neutra ou usar uma cor para cada densidade. No inicio da fabricação das espumas de PVC na década de 1970, as espumas eram todas de cor neutra, independente da densidade. Na época, as formulações e a produção não eram tão sofisticadas como hoje, e a decisão de manter todas as densidades de cor neutra (creme) era bem aceita.

Com o passar do tempo, e com o uso mais frequente deste material para a fabricação de barcos, notou-se que em um único modelo de barco os construtores utilizavam 2 ou 3 densidades diferentes de espuma. Depois que elas eram processadas e cortadas para a serem coladas na estrutura sandwich, o restante do material, ou a sobra das placas, não tinha nenhuma identificação, dificultando a sua reutilização com segurança, uma vez que não se sabia quais eram suas densidades.

Depois disto um dos fabricantes de espuma decidiu “colorir” a espuma para codificar cada densidade e assim ficou mais fácil para todos os construtores identificarem qual o “tipo” de espuma estava sendo usada em cada parte do barco, além de facilitar o reaproveitamento das sobras no projeto seguinte.

Hoje em dia as opiniões divergem e existe um fabricante que não usa corante na espuma e outro que usa…  veremos nos próximos anos como fica essa tendência de codificar ou nas as espuma!

Comentários (4)

    • Barracuda Composites disse:

      Elton,

      A resposta pode ser que sem o código de cores o fabricante pode errar a densidade e aproveitar a espuma.

  • Natália Kemble disse:

    Outro dia coloquei uma peca perto de uma resistência elétrica para fazer a pôs cura e a espuma queimou toda. Porque isto aconteceu?

    • Barracuda Composites disse:

      Natália,

      Primeiro, você não deve fazer a pós cura assim. Tem que ser dentro de uma estufa com temperatura regulada, a velocidade de subida da temperatura deve ser de 1°C por minuto, e a temperatura máxima na superfície da espuma não pode ultrapassar 80°C. Provavelmente você deve ter colocado temperatura local, e bem acima deste valor!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *