Construindo com Espumas de PVC

Atualmente as espumas de PVC são um dos tipos de núcleo mais utilizado na construção de peças estruturais de materiais compostos. As últimas formulações disponíveis têm oferecido enormes vantagens para a construção de laminados de alto desempenho. Algumas espumas de PVC oferecem quase o mesmo desempenho estrutural e o baixo peso que os honeycombs, com a facilidade de ser uma estrutura macroscopicamente sólida o que permite a laminação direta sobre sua superfície, e o mais importante, com um custo menor.

As espumas de PVC podem permitir uma deformação por cisalhamento em até 50%, conhecidas como Divinycell® e Maricell®, possuem elevada resistência à compressão e ao cisalhamento, além de possuírem excelente resistência química e tem uma temperatura de operação que varia entre –40°C e 120°C. Além disso, sua formulação e produção fazem com que tenham 100% de células fechadas, o que impede a absorção de água.

Esse material é produzido a partir de uma mistura de polímeros e resinas à base de PVC em um processo computadorizado que garante a precisão na formulação dos componentes químicos. A partir deste ponto, a mistura é colocada em pequenas formas metálicas, onde passa por um processo de aumento de temperatura e pressão. Logo após, é expandida com vapor d’água, curada em ambientes climatizados e estabilizados termicamente, antes de ser levada para processamento e corte. O processo de fabricação de uma espuma deste tipo consome de três a quatro semanas até os blocos estarem prontos para serem trabalhados. Dependendo da densidade, o tempo pode chegar a oito semanas.

Essas espumas de PVC são fabricadas em diversas densidades, as mais comuns são 40, 45, 60, 80, 100, 130, 160, 200 a 250 kg/m³. Cada densidade é codificada por uma cor diferente. Assim, as espumas de 45 kg/m³ têm cor azul, as de 60 kg/m³ cor amarela e as de 80 kg/m³ cor verde. Suas espessuras variam de 3 até 75mm e podem ser adquiridas em chapas planas ou cortadas em blocos de 40 x 40mm, coladas em uma tela de fios de vidro (GS – Glass Scrim).

É lógico que existe uma variedade imensa de outros produtos feitos a partir deste material e eles podem ser solicitados de acordo com sua aplicação específica. Existem vários tipos de corte disponíveis no mercado como DC, GSN, GSNS ou GSH. As espumas com cortes para infusão são projetadas para atender a permeabilidade da resina dentro do laminado. A configuração do corte longitudinal e transversal também possibilita que o projetista possa direcionar a frente de resina para onde ele achar mais interessante ou onde houver uma maior concentração de fibras com baixa permeabilidade.

Comentários (167)

  • Breno Schwinz disse:

    Posso substituir compensado naval (que apodreceu) por espuma? Acontece que tenho um veleiro de 25 pés que precisa de reparos e penso em substituir as estruturas que hoje são de compensado, mesmo as que não estão podres, por espuma. É uma boa ideia?

    • Barracuda Composites disse:

      Breno,
      O problema que você está enfrentando é muito comum, embarcações que utilizam balsa e compensado sofrerem com infiltração da água do mar através da camada externa de gel coat e fibra de vidro. Com o passar do tempo essa água no laminado causa o apodrecimento da madeira enfraquecendo o laminado. A solução é retirar todo o material de núcleo danificado e substituir por PVC.

  • Luciano Vieira disse:

    Prezados, trabalho em um estaleiro em Santa Catarina onde utilizamos muita espuma divinycell. As espumas para infusão são diferentes das que a gente usa para laminação manual. Qual a diferença entre os tipos de corte das espumas?

    • Barracuda Composites disse:

      Luciano,
      Existem vários tipos de corte das espumas e todas tem um propósito específico. Para resumir, o corte do tipo GSP é a placa plana sem nenhum tipo de furo ou ranhura. O corte do tipo DC (Double Cut) possui ranhuras com profundidade um pouco maior do que a metade de sua espessura dos dois lados da placa e é ideal para laminações manuais com a colagem do material de núcleo. O Corte do tipo DCI (Double Cut Infusion) também possui ranhuras dos dois lados da placa, essas ranhuras são pouco profundas servindo somente para aumentar a permeabilidade do laminado, além das ranhuras a placa DCI também é perfurada para que a resina flua igualmente nas faces de cima e de baixo do laminado. Por Último tem o corte do tipo GS que recebe ranhura somente de um dos lados da placa com a profundidade quase da espessura da placa, é adicionada uma tela de fibra de vidro na face de baixo desse tipo de placa para evitar que a espuma se separe, esse tipo de corte é indicado para laminações manuais e infusões em áreas com a curvatura acentuada.

    • Barracuda Composites disse:

      Renan,
      Alguns fabricantes utilizam corantes na fabricação da espuma para diferenciar as densidades, mas a tendencia atualmente é todas as densidades serem fabricadas na cor padrão da espuma de PVC (creme) e a densidade ser indicada através de marcadores pintados na lateral das placas para evitar a utilização de corantes durante a fabricação.

    • Barracuda Composites disse:

      Fabio,
      a espuma de PVC é muito utilizada em laminações a vácuo como nos processos de Vaccum Bagging e Infusão. É importante notar que existe diferentes tipos de cortes e ranhuras para cada processo.
      No processo de vacuum bagging, por exemplo, é utilizada a espuma de PVC na configuração GSP Perfurada, que é a placa lisa com perfurações que permitem a passagem de resina de uma face a outra da placa melhorando a pressão de vácuo e a compactação em ambas as faces do laminado.
      Já no processo de Infusão a vácuo, a espuma de PVC é utilizada no corte DCI, que possui ranhuras e perfurações em ambas as faces para aumentar a permeabilidade do laminado permitindo a perfeita impregnação.

  • Eliezer Ferreira da Silva Jr disse:

    Em caso de laminação manual, posição vertical a colagem da espuma pode ser feita somente com resina? Deve ser usado massa ?

    • Barracuda Composites disse:

      Eliezer,

      No caso de laminação manual o núcleo de espuma deve sempre ser colado com massa de colagem, tanto na vertical quanto na horizontal.

      É importante utilizar as espumas com as ranhuras corretas, que no caso é a DC ou GS, para áreas mais curvas para evitar que se formem bolsas de ar entre a fibra e a espuma.

    • Barracuda Composites disse:

      Marcus,
      Não é possível realizar infusão em espumas com corte GSP pois, sem as ranhuras, a resina não consegue permear corretamente no laminado e, sem a perfuração, nao é possível garantir que a resina flua igualmente nas duas faces do laminado.

  • Erlen de jesus disse:

    Olá grande equipe Barracuda gostaria de pedir algumas informações eu sou carpinteiro naval atualmente trabalho em Macaé RJ e trabalho muito com embarcações construídas em madeira maciça de lei embarcações de vários tamanhos e funções de trabalhos . Quero mudar de matéria prima estou procurando e estudando algumas possibilidades e min deparei com o post de vcs falando sobre as vantagens da espuma de pvc o meu público e os meus clientes a maioria deles são pescadores sabendo disso eles são difíceis de aceita novas mudanças na construção naval .essa espuma espanciva suporta grandes esforços mecânico a grandes intempéries da meio marítimo e qual o tamanho máximo que eu poderia construía um embarcação utilizando esse método

    • Barracuda Composites disse:

      Prezado Erlen,
      Realmente você encontrará diversas vantagens na troca da madeira pela espuma de PVC, seus clientes ficarão satisfeitos com a redução de peso que resultará para eles em um consumo bem menor de combustível.
      Não existe limitação de tamanho para utilização desse material, ele é dimensionado exatamente para atender aos requisitos de qualquer projeto, seja uma lancha de 15 pés seja um super yacht de 130.

  • Boa tarde!

    O compensado naval do espelho de popa da minha lancha apodreceu, estou pensando em substituir pela espuma PVC ( divinycell ).
    Gostaria de saber o método mais indicado para laminação manual, a densidade correta de espuma, se a espuma deve ser lisa ou ter cortes, como deve ser feita a colagem, etc…

    A grossura da madeira do espelho de popa é de cerca de 35mm, é um casco de lancha offshore de uma Magnum 29 com motor de centro rabeta.

    Obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      Lucas,

      Realmente a substituição do compensado por espuma de PVC vai ser a melhor opção, como as células do PVC são fechadas, você não terá mais problemas com umidade e apodrecimento do material.
      Para dimensionar a espessura da fibra e do núcleo, é importante verificarmos na embarcação qual a espessura das camadas externas e internas de fibra e também a espessura do compensado. Isso pode ser feito com um furo de serra copo.

      Posteriormente você pode retirar a camada interna de fibra e todo o material de núcleo, lixando bem a camada interna de fibra quando chegar a ela. Fique atento a forma do espelho porque muitas vezes quando se retira a camada interna de fibra e o material de núcleo, o espelho de popa pode ficar com a rigidez muito baixa e acabar deformando a superfície. Para evitar que isso ocorra, você pode fazer a substituição do espelho de popa um bordo de cada vez ou então estruturar toda a superfície externa do espelho por fora.

      Quando chegar na superfície externa de fibra e a lixar bem, lamine uma camada de tecido de fibra de vidro com manta combinada, pode utilizar um 2408 ou 1808. Lembre de passar essa camada uns 250mm para o costado da embarcação (ambos os bordos) e também para o fundo.

      Após a laminação, você irá realizar a colagem do Divinycell, como você utilizará laminação manual, a espuma pode ir frisada com o corte DC, ideal para essa laminação. A espessura você pode manter a mesma do compensado, mas se tiver dúvida, 25mm irá te atender bem, além disso você pode utilizar a densidade 60kg/m³ em todo o espelho de popa e um reforço de Renicell E320 (com 320kg/m³) na área da rabeta. Esse reforço pode passar uns 250mm para cada lado da rabeta.

      Você pode colar o PVC com o Adesivo poliéster Corebond, aplicando uma camada de aproximadamente 1,3kg/m² na face que ficará em contato com a fibra. Atente para pressionar bastante a espuma contra a fibra de forma que não fique nenhuma bolha de ar entre esses materiais.

      Após a colagem da espuma, você irá laminar as camadas internas de fibra de vidro, você pode utilizar também o tecido 1808 ou 2408, laminando em média 6 camadas, ou então completando até formar a mesma espessura do laminado original. Sempre que aplicar uma camada, passe o primeiro tecido 100mm pros costados e para o fundo e os demais 50mm após o anterior.

      Lembre de reforçar a conexão das longarinas com o novo espelho de popa.

  • Bernardo Salgado disse:

    Bom dia,
    Faço serviço em Cabo Frio-RJ, e estou com um veleiro de um cliente que apodreceu boa parte do núcleo abaixo da linha d’água. Por ser um veleiro e ser um fundo oval, qual seria o melhor produto de vocês para fazer a substituição?

    Obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Bernardo,

      Definitivamente o melhor produto para realizar o reparo seria a espuma de PVC. Em peças de alta curvaturo, como fundos de veleiros, o melhor corte para a espuma é o GS (ou SF em nossa loja virtual).

  • Bernardo Salgado disse:

    Continuando a pergunta anterior,
    Qual seria a cola utilizada para fixar a placa?
    Na laminação teria que ser usada resina epóxi mesmo sendo no porão?!

    • Barracuda Composites disse:

      Bernardo,

      Com relação ao adesivo, no caso de reparo em embarcações que ja sofreram problemas no material de núcleo, o indicado é realmente a resina epoxy, mesmo sendo na área do porão.

  • Gerson Nanni disse:

    Ola bom dia !

    Preciso substituir o toe rail de aluminio do meu veleiro . Minha ideia e fazer sobre o local um perfil retangular em todo comprimento colado e laminado penso nas seguintes dimensoes altura acabada 25mm largura 80 mm ! Hoje o toe rail é estrutural pois tem fixaxoes entre casco e cockpit com parafusos a cada 150 mm aproximadamente ! Devo colocar os parafusos entre o perfil laminado e o casco ? Quais as especificacoes dos materiais que devo utilizar , considerando placas , adesivos , massas , mantas , resinas? Todos os materiais sao pronta entrega para qualquer quantidade ? Tudo que eu precisar compro com voces ou existe um represenante de vendas em sao paulo ? Muito obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      peraí só um pouco

      Para poder te ajudar melhor, precisamos saber se seu barco é de fibra ou de alumínio e qual o comprimento dele. E qual o comprimento e seção do toe rail hoje?

  • Marcelo Koch disse:

    Olá equipe Barracuda!
    Vemos que vocês realmente conhecem o material.

    Sou arquiteto e gostaria de substituir madeira e MDF em algumas situações.

    Vcs conhecem o uso dessas chapas na construção civil?

    Na chapa de 75mm com 80 kg/m³ é possível fazer dobra a frio em 90 º, sem rompimento das células?
    Para a chapa citada, qual o raio de curvatura interna da dobra para que não ocorra o rompimento das células?
    Vocês têm catálogo do material informando características como ângulos de dobras, raios de curvatura, resistência das chapas à flexão, etc?

    Bom trabalho!

    • Barracuda Composites disse:

      Olá Marcelo,

      Em chapas de 75mm, a própria espessura aumenta o momento de inércia da peça e se torna um dificultador da dobra dessa chapa.
      Normalmente para peças com grande curvaturas o corte mais indicado é o GS, mas isso não se aplica a ângulos de 90°. Para esse tipo de aplicação, recomendamos que você corte a espuma e a posicione normalmente.
      As propriedades mecânicas das espumas que temos disponíveis comercialmente estão disponíveis nos datasheets disponibilizados em cada um dos produtos da nossa loja online, a e-composites.

  • chrysógeno rocha de oliveira disse:

    A antepara divisória da cabine do meu veleiro, que é feite de compensado marítimo de 20mm apodreceu por ação de cupins e humidade. Gostaria de substituir por divinycell.
    Pergunto se é possível compor a antepara como de fosse lambri desse material ou deve ser uma placa na maior dimensão disponível?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Chrysógeno

      A espessura e especificação do material da sua antepara vai depender do número estrutural da sua embarcação, que é um parâmetro que você vai estimar em função do comprimento. Você pode encontrar mais informações sobre isso no Capítulo 6 do livro Métodos Avançados de Construção em Composites, mas em geral é comum utilizar Divinycell H60 ou painel K-Lite em anteparas estruturais mantendo os 20 mm de espessura.

  • Gabriel Felipe disse:

    Boa tarde, os núcleos da família Divinycell podem ser cortados através de cortadora à laser ou apresenta algum impedimento?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Gabriel

      O corte de núcleos Divinycell pode ser feito com muita facilidade utilizando serras tico-tico, serras manuais, máquinas CNC. O corte a laser não pode ser realizado por produzir gases tóxicos e corrosivos, além de oferecer risco de incêndio.

  • Edson Souza disse:

    Olá, essa espuma de pvc pode ser laminada com fibra de vidro e resina epóxi? e qual a densidade indicaria para esse trabalho?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Edson

      É possível sim utilizar a combinação desses três materiais. É muito comum utilizar resina poliéster nesse caso, porque possui um custo menor e maior facilidade de uso, mas a resina epoxy possui melhor adesão e propriedades mecânicas superiores, então, se o projeto tiver requisitos que justifiquem seu custo mais elevado, ele é possível. A densidade da espuma não depende do tipo de resina, depende das propriedades mecânicas que seu projeto precisa que, por sua vez, dependem das cargas que atuam na estrutura que você quer construir.

  • Nicolau Carvalho da Silva sa disse:

    Essa espuma de PVC serviria para fazer uma caixa térmica revestida com fibra para levar gelo na embarcação?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Nicolau

      É possível sim. A espuma de PVC apresenta uma condutibilidade térmica muito baixa (por volta de (0,030 W/m.K), possibilitando que seja utilizada como material isolante. É possível construir então caixas térmicas leves e que manterão a temperatura de seu conteúdo preservada por longos períodos de tempo.

  • Bom dia ,estou para fazer um catamarã 21 pés,em compensado de 4 e 6 mm. Qual seria o núcleo de inércia e qual o tipo de tecida a usar para substituir o compensado?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Mario

      A espuma de PVC é uma boa opção. As espessuras e o plano de laminação vão depender das cargas que atuam na embarcação que por sua vez dependem da geometria do casco, da velocidade e local de navegação. É muito comum o uso de espumas com densidade de 60 kg/m³ acima da linha d’água e 80 kg/m³ ou 100 kg/m³ nas obras vivas. O casco normalmente tem suas faces construídas em tecidos baixiais. O ponto mais crítico do catamaran definitivamente é o túnel de conexão entre os cascos, que normalmente é construído com tecido quadriaxial e um núcleo de maior espessura.

  • Athos Bulgari disse:

    Boa tarde. Estou com um projeto de veleiro de 33 pés em compensado naval e epoxy. Vou substituir a madeira pelo divincell e epoxy. Dúvida: Para as partes do casco abaixo da linha d’agua, o projeto recomenda compensado de 15mm. Posso utilizar divincell de 10mm e aumentar as camadas de tecido de vidro com epoxy?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Athos

      Depende de vários fatores, principalmente da densidade de espuma que você vai utilizar. É comum que abaixo da linha d’água se utilizem espumas de PVC de 80 kg/m³ com espessuras entre 15 e 20 mm, mas você deve verificar se isso atende as particularidades do seu projeto.

  • Athos Bulgari disse:

    Bom dia, para os núcleos acima da linha d’agua posso então usar divincell 60kg/m3 e compartimentos internos (armários, etc…) 45kg/m3…?

  • Matheus disse:

    Olá, estou querendo construir um dingue 12 pés. O projeto recomenda construir com compensado naval, mas pensei em substituir pelo divinycell. É um projeto simples para uso em águas abrigadas. Minha dúvida é em respeito a laminação: a laminação deste material seria igual a da madeira? Só passar a resina com tecido de fibra de vidro e pronto? Ou tem que ser por vácuo?

    • Barracuda Composites disse:

      Matheus,

      Não é necessário construir a embarcação por um sistema de laminação a vácuo, você consegue facilmente realizar as laminações manualmente, a diferença irá ficar na otimização e peso do laminado.
      no caso de você utilizar o Divinycell, o ideal é você laminar as faces com tecidos biaxiais combinados com 600g/m² de tecido e 225g/m² de manta.
      O livro Técnica e Prática de Laminação em Composites detalha a construção de um dingue andurinha. Você pode adquiri-lo na versão capa fura e E-Book através desse link.

  • Salomão Gieremek disse:

    A espuma de PVC pode ser usinada em CNC? Se sim, qual o melhor tipo: GSP, DC, DCI ou GS? Quais parâmetros são usados no CNC?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Salomão

      Pode sim. É muito simples cortar esse material até mesmo com serras tico-tico, mas a CNC vai fornecer uma precisão melhor. O tipo de grooving, como você pode ver nesse post do nosso blog, depende de processo de fabricação que você pretende utilizar e do nível de curvatura que a sua peça terá. Independente dele, você pode realizar o corte em CNC da mesma forma.

  • Luiz Henrique Xavier de Souza disse:

    Boa noite estou reformando minha lancha, comprei essa espuma de PVC liza sem ranhuras, na loja onde comprei a resina poliéster, fiz algumas ranhuras na espuma para dar mais ancoragem do tecido x resina x espuma, laminei duas chapas com tecido 350, após a cura notei que não houve ancoragem do tecido x espuma, descolou com facilidade, o que pode ter acontecido, lembrando que não tenho experiência mas muita vontade de encarar desafios, desde já agradeço pela atenção

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Luiz

      Normalmente são utilizadas espumas com grooving do tipo DCI ou DC (nesse post aqui você pode ver a diferença entre eles) para laminação manual, então você fez correto em fabricar algumas ranhuras. A capacidade de adesão da resina poliéster não é o suficiente para fazer com que o tecido tenha adesão na espuma sozinho.
      No post Colagem de Materiais Sandwich, falamos sobre como é melhor realizar essa colagem por etapas quando se utiliza o processo de laminação manual, iniciando com a laminação da face interna e, após a sua cura, o uso de um adesivo estrutural que para colagem da espuma. Para laminação da face externa, você pode utilizar tecidos combinados com manta, que criarão uma camada rica de resina que vai melhorar a adesão deles com a espuma e até mesmo entre as camadas de tecido.

  • Luiz Henrique Xavier de Souza disse:

    No caso de laminação manual o núcleo de espuma deve sempre ser colado com massa de colagem, tanto na vertical quanto na horizontal.
    Resposta passada ao Lucas sobre o espelho de popa.
    Você pode colar o PVC com o Adesivo poliéster Corebond, aplicando uma camada de aproximadamente 1,3kg/m² na face que ficará em contato com a fibra. Atente para pressionar bastante a espuma contra a fibra de forma que não fique nenhuma bolha de ar entre esses materiais.

    Após a colagem da espuma, você irá laminar as camadas internas de fibra de vidro, você pode utilizar também o tecido 1808 ou 2408, laminando em média 6 camadas, ou então completando até formar a mesma espessura do laminado original. Sempre que aplicar uma camada, passe o primeiro tecido 100mm pros costados e para o fundo e os demais 50mm após o anterior.
    Observei que não houve o uso do adesivo colante para dar continuidade na laminação interna.
    Dúvida a necessidade de colar o tecido na expuma com cola ou massa poliéster antes da laminação.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Luiz

      O Corebond é o adesivo estrutural mencionado na resposta anterior. Na continuidade da laminação não foi utilizado ele por conta do uso de tecidos combinados com manta. O código de tecido 1808 ou 2408 significa que esse reforço possui 18 oz/yd² (ou 24 oz/yd²) e mais 8 oz/yd² de manta aderida à ele. Essa quantidade de manta vai formar uma camada de tecido rica em resina que é capaz de melhorar a adesão com a espuma e será capaz de consolidar o painel sandwich após a cura.

  • Luiz Henrique Xavier de Souza disse:

    Bom dia obrigado pela aula, tenha ótima semana e que se abram novos horizontes, assim não ficaremos parados no tempo esperando as coisas acontecerem, tem que fazer acontecer.

  • ivan augusto claudio disse:

    Bom dia ! comprei um projeto de uma lancha 32 pês , já estou com as balizas montadas e estou começando a aplicar as placas divinycel H60 20 MM , placas nas áreas planas e ripas na partes curvas , segundo o projeto estarei fixando as placas do fundo ( casco ) com parafusos de dentro para fora desde a quilha ate inicio dos bordos , minha duvida qual e a melhor resina para cobrir as frestas que ocasionalmente podem aparecer entre as ripas de h60 20 mm , e tambem gostaria de saber se apenas os parafusos são suficientes ou tem de colar as tiras nas balizas abs ivan

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Ivan

      Você vai encontrar muitas informações interessantes para construção do seu projeto na série de posts sobre Strip Planking em Espuma PVC, sobretudo a parte 3, e no livro Métodos Avançados de Construção em Composites.

      De qualquer maneira, é importante que todas as frestas entre espumas sejam coladas com uma massa adesiva. Uma boa opção é uma massa a base de resina poliéster com algumas cargas minerais para melhorar o poder de colagem, garantir uma baixa reatividade e baixo peso. É possível utilizar uma mistura de 100 partes de resina para 5 partes de sílica e 20 partes de microesfera de vidro. No entanto, a proporção de cargas vai alterar a tixotropia da massa e facilidade de lixamento, então se você desejar, pode alterar essas quantidades de acordo com as característica que você prefere trabalhar.

  • Muito obrigado pelo esclarecimento , mais uma dúvida no caso da parte reta do fundo do casco devo usar as placas de Pvc tipo Gsp ou tipo Dc e onde o casco exige curvatura onde vou trabalhar com strip planking devo usar o tipo gs , no caso das ranhuras não aplico massa adesiva nas mesmas , ela serve apenas para impregnar a resina nos rasgos da placa na hora da laminação , seria isso só a título de informação esse projeto e do Marcos Lod e ele me pediu para tirar dúvidas com vocês que são os experts no assunto grande abs

    • Barracuda Composites disse:

      Olá,

      Nos locais onde existem curvaturas e você está usando strips de espuma PVC, é possível utilizar placas GSP. Os strips com 50 mm se conformam com muito mais facilidade às curvaturas do que as placas inteiras.

      Nas partes planas, é interessante que você use placas com cortes DC ou DCI. Os groovings ajudam a resina a permear a superfície do núcleo, melhorando a adesão entre a espuma e as camadas de fibra de vidro que serão utilizadas na laminação externa e interna. Se você for utilizar resina poliéster, ainda é importante utilizar tecidos combinados com manta ou simplesmente intercalar camadas de manta de baixa gramatura com as camadas de tecido.

  • Ricardo Siegle disse:

    Olá, posuo o livro de vcs, edição do ano de 2000. O livro atual tem atualizações importantes, para trabalhos de um amador? Obrigado.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Ricardo!

      Tem atualizações sim! Recomendamos sempre as versões atualizadas, pois elas abrangem os mais novos materiais e técnicas. Você pode conferir na aba de livros na e-composites!

  • Filipe Vieira disse:

    Bom dia.

    Comprei um projeto de um Micro Skiff 13″ em compensado naval 4 mm, laminado com fibra de vidro e resina epoxi, construído pelo método stitch and glue. Desde então venho pesquisando sobre construção e barcos até me deparar com o site de vocês.

    Sinceramente não conhecia a espuma de PVC e fiquei muito interessado devido às boas propriedades mecânicas desse material.

    Peço a gentileza de me esclarecer algumas questões:
    1- É possível utilizar o Divinycell como núcleo “shapeável” e depois laminado da forma como são feitas as pranchas de surf?
    2- Para um projeto de um skiff pequeno como esse, qual corte de espuma, densidade e espessura vocês indicariam?
    3- Consigo utilizar o método stitch and glue para unir as placas do Divinycell assim como é feito com o compensado?
    4- Vi um comentário sobre união entre as placas. Somente a união de topo com laminação com fita de fibra de vidro de 100 mm de cada lado das peças seria suficiente? (emendas para montar e costurar as peças e depois a laminação total do casco).

    Desde já, fico grato pela atenção!

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Felipe

      Ficamos muito felizes com o seu interesse em nosso blog.

      Sobre as suas perguntas:

      1. É possível sim, você pode moldar as espumas de PVC com as mesmas ferramentas para moldagem de espumas de PU e poliéster utilizadas para o shape de pranchas de surf.

      2. Antes de indicar o corte da espuma, precisamos entender qual o método de laminação você vai utilizar. Talvez o melhor para você seja o Power Flex, que já abordamos aqui no blog em uma série de três posts. Nesse caso, você pode utilizar espumas PVC H60 com corte DCI e as faces podem ser feitas com tecidos de fibra de vidro biaxial CM1808. A espessura vai variar de acordo com o projeto estrutural da embarcação, mas em geral é possível substituir o compensado de 4 mm por H60 de 4 mm, deixando laminados sólidos em locais onde será realizada a fixação de ferragens.

      3. Sim! Seguindos os passos do método Power Flex. Você pode ler sobre ele nos posts do blog e no livro Técnica e Prática de Laminação em Composites.

      4. Não. Para garantir a integridade estrutural, o ideal é utilizar um adesivo com base de resina poliéster com cargas de sílica e microesfera para junção das placas e realizar a laminação de tapes dos dois lados das placas.

      Boa sorte no seu projeto e qualquer dúvida, pode nos consultar.

  • Miguel Buck disse:

    Bom dia,
    Estou planejando construir um pequeno veleiro com pouco investimento.
    Gostaria de saber qual núcleo é mais econômico: compensado naval ou PVC 80 ( e qual tipo custo benefício? H; HP; HM; HT; HCP; F)?
    Também gostaria de saber se, consigo minimizar a absorção de água e o efeito da radiação UV laminando com resina epóxi na base de união do laminado com o núcleo e a última camada externa de tecido, fazendo a maior parte da laminação com resina poliéster para diminuir o custo.
    Outra pergunta é se existe outros tamanhos das placas de PVC (tamanho descrito na loja virtual é 80 x 60 cm). Poderia ser encomendadas as placas de PVC com 200 cm ou maiores?
    Obrigado pela atenção, até logo

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Miguel

      Normalmente embarcações utilizam espumas de PVC com densidades que variam entre 60 kg/m³ e 130 kg/m³ dependendo do tamanho e região do casco. Considerando durabilidade, o preço da resina e tempo de construção, o núcleo PVC tende a ter um melhor custo benefício. É muito comum o uso da série H para construção náutica, principalmente H60 e H80, mas isso dependerá do projeto estrutural da sua embarcação e não é uma regra estabelecida.

      Se você utilizar a espuma PVC, que possui células superficiais fechadas, pode utilizar resinas poliéster sem problemas já que a absorção de água não seria um grande problema. No máximo, é recomendado que a laminação do skin coat com algumas camadas de manta seja feita com resina estervinílicas, que ainda possui um custo menor que a resina epoxy. A laminação estrutural pode ser exclusivamente feita com resinas poliéster sem grandes problemas.

      Agora a construção utilizando compensado naval precisa de uma resina que fornece uma melhor barreira química para entrada de água, já que o núcleo sofre grave degradação por conta da absorção de umidade. Portanto, recomenda-se o uso de resina epoxy.

      Independente da resina utilizada, problemas de amarelamento por exposição aos raios UV irão acontecer. Algumas substâncias retardam esses efeitos, mas esse é um processo natural e que não prejudica as propriedades mecânicas da sua estrutura.

      Existe uma variedade de tamanhos de placas de PVC, mas dificilmente uma placa chega a um tamanho de 2 x 2m. No entanto, é possível construir painéis do tamanho que se desejar utilizando placas de 0,8 x 0,6 m, precisando que se tenha apenas uma superfície grande o suficiente para alcançar as dimensões que você deseja. Após a laminação das faces, o painel se comporta como uma estrutura inteira e sem emendas.

      Essas placas de 0,8 x 0,6 m possuem dimensões otimizadas para transporte e armazenamento, diminuindo o custo da sua construção.

  • Miguel Buck disse:

    Boa noite, posso utilizar a espuma PET no lugar do PVC com a mesma densidade? Seria utilizado na construção de casco de um pequeno veleiro.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Miguel
      Não, as espumas PET precisam de densidades maiores para alcançar as mesmas propriedades mecânicas que as espumas PVC. Em relação à compressão, o PET 80 kg/m3 é equivalente ao PVC 60 kg/m3 e o PET 115 kg/m3 é equivalente ao PVC 80 kg/m3. Em relação ao cisalhamento, essa diferença é ainda mais drástica.

      Deve-se levar em consideração ainda que o PET possui células abertas na superfície, o que causa uma absorção de resina muito maior e cria um laminado mais pesado, além de aumentar o custo com a matriz polimérica.

  • Athos Bulgari disse:

    Olá , vi que o divincel H80 DC está em falta. Posso utilizar o DCI? Pelo livro do Jorge vi que a diferença são os cortes…..DCI é para infusão e DC manual.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Athos

      Dependendo da aplicação, é possível sim. Se você vai laminar manualmente painéis planos utilizando faces de tecidos multiaxiais combinados com manta, pode utilizar H80 com corte DCI sem nenhum problema. Como os groovings possuem menor profundidade, eles inclusive absorverão menos resina, diminuindo o peso final do painel.

      Recomendamos a leitura do post Colagem de Materiais Sandwich para mais informações sobre colagem manual de núcleos com adesivos estruturais.

  • Boa tarde, será construído um veleiro de 38 pés, com antepara de compensado com 15 mm, onde os fuzis serão fixados. Quero substituir por divinicel, vcs fariam essa antepara laminada com resina poliester? Obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Amyres

      Você pode comprar um painel k-lite das dimensões desejadas. O painel k-lite é uma estrutura sandwich com as faces de tecido biaxial de fibra de vidro e núcleo de espuma Divinycell.

      Envie as dimensões para o e-mail [email protected] para receber uma cotação

  • Athos Bulgari disse:

    Bom dia. Em uma laminação manual de grande porte, sou obrigado a concluir todas as camadas de tecido de uma vez ou posso laminar metade e depois outra metade. Existe algum problema de delaminação ou “não fusão” correta das camadas laminando-se em partes? No caso refiro-me a pvc e resina ester vinílca.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Athos

      Não é recomendado você laminar mais do que 4 mm de camadas de fibra de vidro. Isso cria pontos de alto pico exotérmico e dificulta a cura da resina. Para evitar delaminações ou pontos fracos no laminado, os tecidos devem ter uma sobreposição de pelo menos 50 mm entre uma faixa e outra e a laminação de um próximo grupo de camadas deve ser feita após a superfície ser limpa e preparada.

  • Athos Bulgari disse:

    Outra dúvida que surgiu sobre a laminação sobre o PVC é se existe obrigatoriedade de aplicação nas sequências conforme os tipos de tecido. Ex: Laminação do fundo de um veleiro de 33 pés que aplicaremos quatro camadas sendo manta, tecido biaxial, manta e tecido triaxial. Não encontrei na literatura as sequências dos tecidos mas sim os tipos dos tecidos aplicados. Está correto esse método?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Athos

      Não existe o padrão ou uma regra no sequenciamento dos tecidos, mas você sempre deve buscar colocar manta entre o PVC e o tecido e entre as camadas de tecido. Isso cria uma camada rica em resina entre os elementos e que melhora a adesão entre os elementos do painel.

      Se você não quiser utilizar uma camada de manta entre cada um dos elementos, pode utilizar tecidos combinados com manta que terão um peso menor e ainda diminuirão o tempo de construção.

      Lembre, porém, que o skin coat de qualquer barco ainda deve ser feito com múltiplas camadas de manta para garantir o acabamento da superfície e uma barreira química de proteção das camadas de laminado estrutural.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Amyres

      O painel k-lite é construído com núcleos de espuma PVC com faces laminadas com tecido bixial de fibra de vidro com resina poliéster.

  • Athos Bulgari disse:

    Bom dia. Preciso completar os reforços do casco com PVC Foam de 200Kg/m3 HD onde serão instaladas as ferragens, parafusos, etc…., porém não consigo encontrar no mercado nacional. Neste caso eu poderia fabricar retângulos de fibra de vidro com tecido biaxial em várias camadas Ex: 15 ou 20 camadas até chegar na espessura do casco e aplicar no lugar dessa espuma de 200Kg/m3. Será correta essa adaptação?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Athos
      Além dos laminados sólidos, é possível utilizar espumas de poliéster de alta densidade para essa finalidade no lugar de PVC HD. O site da e-composites possui densidades de 240 kg/m³ e 320 kg/m³ a sua disposição, com os datasheets disponíveis para consulta.

  • João Victor Pulcides disse:

    Comecei a alguns meses a restauração de um Dingue de 14 pés que foi sendo separado de suas partes aos poucos, até o completo abandono sendo armazenado de forma inadequada, exposto às intempéries e sem o devido apoio estrutural, que rendeu profundas queimaduras em sua pintura, com incrustações de mofo/liquens e uma deformação em seu casco (provavelmente por ficar largado ao chão de asfalto irregular do terreno onde estava). O casco não tem sinais de torção, rígido para ser carregado/apoiado, e mesmo exposto ao tempo não houve vazamento de água de chuva quando movimentado.

    Como barco no chão e com luz do dia, comecei a repuxar um grande amassado da fibra do casco. Utilizando a ventosa de um desentupidor de pia e água quente aquela parte do casco voltou ao normal, restando ainda sinais menores que serão eliminados no decorrer do trabalho. Esteticamente ficou bom, porém parece haver um espaço oco onde existia o amassado. A fibra corre cerca de um centímetro para dentro, podendo criar um ponto de rompimento nessa “bolha” de 30-40cm de espaço oco. Todo resto do barco não há esse “jogo” da fibra, indicando um descolamento da estrutura. Por se tratar de um K-Plast Tropical consegui em anúncios de época saber que sua construção é em fibra de vidro e resina poliéster, com reforços estruturais em sandwich de espuma de PVC (Divinycell®).

    Gostaria de saber se uma aplicação pontual de espuma expansiva de poliuretano preenche esse vazio, ou qual o melhor material para fazer esse preenchimento.

    Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo site que já salvei em meus favoritos!

    Abraços!

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, João Vitor

      Que bom que está acompanhando o blog!

      A melhor maneira de você realizar esse reparo é com espuma PVC mesmo, de acordo com o descrito nesse post. Esse processo vai garantir maior confiabilidade estrutural e maior durabilidade para sua embarcação.

  • Moseas Gama disse:

    Boa noite,

    Estou planejando a construção de um veleiro de 34 ou 40 pés. ( samoa 34 ou cabo horn 40).

    Onde eu posso encontar uma tabelas de preços com os tamanhos e densidades das placas ?

  • Athos Bulgari disse:

    Bom dia. Estou aplicando os reforços de espuma de PVC mais densos em recortes na espuma principal e embora eles sejam de outra cor, após aplicação as camadas de tecido, ficam praticamente invisíveis e estou tendo dificuldades de encontrá-los em toda sua área. Vocês têm alguma dica para realçar esses pedaços de PVC? Agradeço a atenção.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Athos

      A laminação das faces costuma esconder a espuma, até porque resinas com boas propriedades mecânicas sempre possuem cores que não deixam o material de núcleo aparente então não existe maneira de realçar esses inserts de PVC.

  • MOSÉAS GAMA disse:

    Bom dia,
    A espuma de pvc é recomendado para construção de mastro também?
    Seria uma mastro de 16 metros, veleiro de 40 pés.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Moseas

      O mastro é o elemento estrutural mais complexo e dinâmico de um veleiro, tenho que suportar cargas de torção, flexão e compressão mantendo os níveis corretos de rigidez e flexibilidade determinados pelo plano de vela.

      A espuma PVC não é o material mais indicado para esse tipo de construção. Normalmente são utilizados perfis pré0fabricados de alumínio ou de fibra de carbono.

  • Gilberto Coutinho disse:

    Prezado,
    Vou iniciar a construção amadora de um projeto de 28′, e estou na fase do fechamento dos cenários de construção. O projeto sugere ply-glass, (multishine), mas para que eu possa seguir com um novo cenário, gostaria de compreender o seguinte:
    (i). Espuma de PVC aceita resina de polyester ?
    (ii). É necessário “inundar” toda placa de PVC com resina, antes da laminação ?
    (iii). Quero iniciar a laminação com fibergless + resinepoxy 2 camadas e duas camadas de fiberglass e aramida + polyester resin, posso seguir com este conceito ?
    Muito obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Gilberto

      Primeiramente, parabéns pelo projeto! Sobre as suas perguntas:

      (i) A espuma PVC é completamente compatível com a resina poliéster. Essa é uma das vantagens em relação a núcleos de madeira, que exigem o uso de resina epoxy por conta da resistência química mais alta.
      (ii) Não é necessário impregnar a placa inteira de PVC com resina. Se você for utilizar o método de Power Flex, alguma resina vai permear a superfície do laminado e garantir a adesão do núcleo e as faces de fibra de vidro. Se você for laminar manualmente o s painéis, deve utilizar um adesivo estrutural para realizar essa colagem.
      (iii) O plano de laminação vai depender muito do projeto estrutural e das condições de operação da embarcação. Além do tipo de fibra, você deve selecionar a gramatura e as orientações dos tecidos. O tipo de resina está muito relacionado com o tipo de núcleo que você vai utilizar também.

  • Olá. Vou construir os móveis de um motorhome e ao invés de usar compensado naval, queria saber se posso usar o PVC e sanduíchar com ACM ou outro laminado do tipo fórmica? Se sim, qual cola, espessura e tipo de ranhura (modelo) o PVC deve ser?

    • Barracuda Composites disse:

      Bom dia, Pedro

      É possível sim. A construção de móveis pode ser feita com painéis k-lite 10mm (núcleo de PVC com faces de fibra de vidro laminadas com resina poliéster). Como os painéis k-lite são construídos por infusão, o grooving utilizado é o DCI. Você pode então realizar o acabamento com fórmica ou qualquer outro material utilizando um adesivo epoxy.

  • Pedro Nogueira Mucciolo Macedo disse:

    Muito obrigado pelas respostas anteriores. Dando continuidade ao assunto, se eu nao quiser sanduichar e apenas pintar o PVC, isso tb é possivel? Se sim, como devo proceder e q tipo de tinta devo usar? E essa espessura de 10 mm tb serviria pra fazer a base de uma cama de casal? Quanto peso aguenta por Metro quadrado? E eu tb poderia usar essas placas como piso e isolante termico/acustico ao mesmo tempo? Posso furar e parafusar essas placas K-lite ou apenas colar? Caso seja possivel nao sanduichar as placas, eu tb poderia utiliza-las no box do chuveiro ou so em ambientes secos?

    Desculpe tantas perguntas, desde ja, obrigado pela atenção.

    • Barracuda Composites disse:

      A espuma PVC foi desenvolvida com o propósito de agir como material de núcleo, protegida por faces de um material de face com alta rigidez à tração e compressão enquanto a espuma resiste ao cisalhamento. Não é ideal pintar o material e utilizá-lo sem algum material de face.

      Se você construir a cama, é ideal utilizar espumas de 20mm para que não haja nenhum tipo de deformação enquanto o móvel é utilizado, o que poderia prejudicar o conforto do usuário.

      A espuma PVC é sim isolante térmica e acústica. No entanto, ela não é preparada para suportar ferragens e ferramentas. É melhor fazer a junção delas por meio dos procedimentos descritos nesse post.

      Painéis k-lite laminados com resina poliéster são utilizados para construção de embarcações e possuem boa resistência à umidade, mas podem não possuir outras características importantes para materiais destinados à construção de box de banheiros.

  • Pedro Nogueira Mucciolo Macedo disse:

    Obrigado pelos esclarecimentos! Pelo q entendi, nao é possível nem furar a espuma, correto? A quais OUTRAS outras caracteristicas importantes p/ construção de box q vc se refere?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Pedro

      Isso, não é recomendado fixar parafusos ou ferragens na espuma PVC. Se você precisar fazer isso, é recomendado fazer inserts no painel de espuma poliéster de alta densidade (E320) ou inserts de fibra sólida mesmo.

      Os painéis sanduíche são leves e altamente resistentes, mas eles são opacos e não deixam passar luz. Talvez não seja a melhor escolha para essa aplicação.

  • Pedro Nogueira Mucciolo Macedo disse:

    Outra duvida, os Painéis k-lite laminados com resina poliéster vem de fabrica com laminas em todas as faces ou so em cima e embaixo, como mostra na foto do produto na loja virtual? Caso nao venha e essa borda fique exposta, devo cobri-la com o laminado?

    • Barracuda Composites disse:

      Os painéis são laminados nas duas faces com maiores áreas para criar a rigidez do laminado sandwich. As bordas do perímetro ficam com a espuma exposta e podem ser utilizadas nas junções dos painéis. Depois para realizar o acabamento, você pode cobri-las da forma que preferir, com fibra de vidro ou com qualquer outro material de acabamento como lâminas de madeira.

  • Pedro Nogueira Mucciolo Macedo disse:

    Nao pretendo parafusar ou colocar ferragens, apenas fura-lo, tem problema? Outra duvida, os Painéis k-lite laminados com resina poliéster vem de fabrica com laminas em todas as faces ou so em cima e embaixo, como mostra na foto do produto na loja virtual? Caso nao venha e essa borda fique exposta, devo cobri-la com o laminado? E por ulttimo, gostaria de saber como o K-lite reage ao fogo ou calor excessivo, comparativamente a outros materiais, tipo 3TC, Laminado de aluminio com nucleo de isopor e/ou Lã de rocha.

    • Barracuda Composites disse:

      Não tem problema se você quiser realizar furos se não for fixar ou aparafursar nada.

      Os painéis são laminados nas duas faces com maiores áreas para criar a rigidez do laminado sandwich. As bordas do perímetro ficam com a espuma exposta e podem ser utilizadas nas junções dos painéis. Depois para realizar o acabamento, você pode cobri-las da forma que preferir, com fibra de vidro ou com qualquer outro material de acabamento como lâminas de madeira.

      A espuma PVC e a as resinas termofixas são inflamáveis e não possuem resistência ao fogo ou à combustão.

  • Boa tarde meus amigos e parabéns pelo excelente trabalho de vocês.
    Minha dúvida é:
    No caso de reforma de um casco de fibra antigo, onde seria necessário substituir espelho de popa e longarinas. O custo de se usar divinycell poderia ser inviável devido ao custo de materiais não retornando o investimento na venda posterior. É possível utilizar PIR ou PUR(espunas de PU utilizadas na fabricação de pranchas de surf , respeitando a densidade adequada?
    Seria uma alternativa viável tecnicamente e financeiramente?
    Muito obrigado a toda equipe

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Luis

      As duas regiões citadas são muito sensíveis estruturalmente e não é recomendado que se utilize espumas de PU para esses propósitos. Até porque esse material pode gerar um custo de manutenção bastante alto posteriormente.

      O espelho de popa é inclusive uma região que sofre intensos esforços de compressão em embarcações a motor, então é necessário utilizar uma espuma que tenha alta resistência nesse aspecto. A melhor escolha nesse caso é o Renicell, mais especificamente o E320.

      Em longarinas, a densidade da espuma utilizada vai depender do seu projeto estrutural e plano de laminação, mas você precisa de uma espuma com alta resistência ao cisalhamento e à fadiga, duas características que não são os pontos fortes das espumas de PU.

  • Qual o percentual do material (com 80kg/cm³) tem PVC e qual é de poros?
    Se o material estivesse sem poros, qual seria sua densidade?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Lucas

      As espumas PVC são um material expandido cuja densidade nominal varia em função da quantidade de ar utilizada nessa expansão. Em qualquer cálculo estrutural que você estiver realizando, as informações importantes são a densidade nominal e a densidade aparente, que foi defina no post sobre resin uptake.

      A densidade do material puro e sem poros depende da formulação da molécula de polímero utilizada, que pode variar de fabricante para fabricante e até de um lote para o outro, já que o material é formado por uma complexa mistura de poliureia e PVC ligados em uma rede interpenetrante.

    • Barracuda Composites disse:

      Leandro,
      A espuma de PVC é fabricada em blocos, com isso não tem limitação de espessura e podem atender ao que precisar em seu projeto.

  • Wellington Mello disse:

    Olá, pretendemos utilizar núcleos em peças sanduíches com prepregs de fibra de carbono e resina epóxi, com cura em autoclave a uma pressão de 6,5 bar e temperatura de até 150 °C. Quais seriam os núcleos indicados para suportar tais condições de manufatura?

    • Barracuda Composites disse:

      Boa tarde Wellington,

      Para esse tipo de aplicação, o núcleo mais indicado é o Honeycomb de Aramida. Esse tipo de material possui propriedades mecânicas excelentes e suportam altas temperaturas de processamento.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Jair,

      Pode sim. se for muito longa deve fazer alguns reforços longitudinais com espuma revestidos de fibra de vidro.

  • Jadir Pereira da Cruz disse:

    Boa tarde gostaria de saber qual espessura e densidade que devo usar para fazer o prolongamento da minha plataforma de poupa estarei prolongando em 80 cm. Obrigado

  • Humberto Jnuior disse:

    Ola, bom dia, gostaria de saber se o Divinycell e o Airex são a mesma coisa só mudam o nome? Porque ambos são espuma de PVC rígidas. Estou fabricando um jato rc eu uso madeira balsa, porém la fora estão usando o airex c70, não sou lojista faço para uso próprio, e gostaria de saber também se vocês cortam em 2mm. Desde já agradeço pela atenção.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Humberto,

      Airex é uma marca registrada de uma empresa europeia, mas a espuma C70 é feita na China por uma empresa chinesa. Eles distribuem também para outras empresas europeias que vendem o produto com outros nomes. A Airex nunca produziu espuma. Na Barracuda Composites a menor espessura com tolerância confiável é de 3mm (+/- 0.5mm). Qual a quantidade de espuma que você precisa? e em que formato: placa ou tiras?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Humberto,

      Muito top o aeromodelo! Impressionante a construção e a performance. Veja com a Barracuda o fornecimento das placas de 500 x 800mm (acho que as dimensões padrão são um pouco diferentes) na densidade de 80 kg/m3. Esta densidade a cor é verde. Entre em contato com vendas@@barracudacomposites.com.br

  • Olá, primeiramente parabéns pelo conteúdo do site. Na construção de Motorhomes utiliza-se compensado naval no chão, paredes e móveis. Conseguimos substituir o compensado naval por espumas em quais destas estruturas citadas? Quais seriam os benefícios?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Lucas,

      O compensado naval é muito bom para o que você faz, mas a densidade é de 750 kg/m3. Você consegue fabricar paineis sandiwch ou adquirir na Barracuda Composites os paineis K-lite (muitos fabricantes de motorhome usam) com uma densidade de 150 kg//m2. Se peso for um fator importante para você, então você vai ter uma painel MUITO mais rígido com 1/5 do peso.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Jorge,

      As chapas podem ser fabricadas de acordo com a sua demanda. Os tamanhos podem variar muito de acordo com o fabricante e as densidades.

  • Marcos Roberto Juppa disse:

    Estou procurando placas de espuma de pvc rigida, com células fechadas para protótipo de engenharia. .minha espessura necessária é de 3,0 mm e 3/8″. Não estou encontrando, poderia me auxiliar com indicação de fornecedores. Obrigado.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Marcos,

      Você não encontrará espuma de PVC com 3mm de espessura. A menor espessura comercializada é 4mm!
      Você encontra muitas opções de espumas na E-Composites!

  • Luís Fernando Vital disse:

    Olá, tenho um veleiro de 30 pés e estou começando a reformá-lo e tenho diversas dúvidas conforme abaixo:

    1 – Preciso substituir a tampa de um Paiol no convés que apodreceu (era compensado), porém, é uma área de circulação e fica exatamente no Cockpit, minha dúvida é com relação a carga máxima. Ex.: Duas pessoas de 80 kg, portanto 160kg em cima de uma placa de Espuma de PVC lisa DIVINYCELL H45 GSP (80 x 60 cm) de 10mm (Laminada em Fibra), suportará? Ou Necessito utilizar outro material (densidade maior) como exemplo DIVINYCELL H60 GSP?

    2 – Como é um veleiro muito antigo, pretendo fazer todo o revestimento interno (teto) e pensei em utilizar uma destas espumas (Groovings) como sanduiche (teto, espuma e o revestimento que provavelmente será algum material sintético que ainda estou estudando), portanto, pergunto, pode ser utilizado para este fim? Se positivo, qual Grooving devo usar? Recomenda algum material leve para este acabamento em cima do Grooving?

    Agradeço antecipadamente o retorno e peço desculpas pelos questionamentos deste inexperiente marujo, que podem ser básicos, mas todo o começo é assim… rsrsss! Abraços!

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Luis,

      Se você for usar a espuma tanto o H45 como o H60 sugiro você usar com um tecido biaxial de cada lado para fazer uma placa sandwich. algumas perguntas:

      1: Qual a dimensão desta tampa de compensado hoje?
      2: Qual a espessura dela em compensado?

      Me envie estas informações para te passar a sugestão correta!

  • Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber sobre o descarte adequado deste tipo de resíduo. Este material (espuma rígida) é considerado um resíduo Classe I (perigoso) ou Classe II (não-perigoso)? De acordo com NBR 10004:2004.

    Agradeço desde já.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Thiago,

      A espuma de PVC não é considerada um material perigoso, você pode descartá-la em lixos recicláveis, como plástico.

  • Luís Fernando Vital disse:

    Respondendo:
    1: Qual a dimensão desta tampa de compensado hoje?
    São duas, uma de 50cmx70cm espessura 10mm e a outra 40cm x 65cm, espessura de 15mm
    2: Qual a espessura dela em compensado? 10mm e 15mm
    Com relação a minha segunda pergunta, é possível utilizar como sanduiche no revestimento?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Luís,

      Para standarizar, melhor você usar somente a espessura de 15mm com um tecido biaxial de cada lado. A E-Composites ou a Barracuda podem te fornecer a placa já laminada por infusão, são os painéis k-lite. Dessa forma, você usa eles como se fossem compensado, porém bem mais leve e sem risco de apodrecimento.

  • Thiago Alberto disse:

    Olá amigos! Vou realizar uma laminação manual em um compósito H45 DCI 4mm buscando 1.6mm de espessura… Com comprimento de 30cm, qual a posição ideal da sobreposição em relação as ranhuras do compósito? O passo a passo seria primeiro impregnar com resina epóxi e durante a cura usar a resina com aerosil por exemplo para fazer a colagem e após comprimir com peso acima? Obrigado pelas ajudas de sempre!

    • Barracuda Composites disse:

      Olá Thiago,

      As ranhuras da espuma H45 são simétricas, então não importa a direção. Coloque os tecidos de fibra na parte de baixo e de cima (6mm) em ordem e aplique a resina manualmente

  • NELCIO MEDEIROS disse:

    Boa tarde, estou iniciando a construção amadora de uma embarcação de 6 metros, gostaria de utilizar a espuma como material para as cavernas. É facil cortar esse material para dar o formato desejado?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Katia,

      Depende do tamanho da casaria, do peso que vai em cima, mais janeslas e portas. A princípio o Divinycell de 60 kg/m3 com 15 ou 20mm de espessura serão suficientes, com uma camada de tecido XM2408 de cada lado.

  • Flávio Cesare disse:

    Bom dia, eu gostaria reformar os móveis do interior do barco de um amigo, ele quer algum material que possa ser revestido com folhas de madeira, pensei em fazer com divinycell, eu consigo usar ele com folhas de madeira? Preciso fazer a laminação com fibra de vidro antes de aplicar a madeira? Acredito que teria de fazer essa laminação com epóxi certo? Ou consigo usar a resina poliéster? E se não for necessário a laminação com fibra e resina, qual é o adesivo correto que posso usar para prender as folhas de madeira no divinycell, e também como faço para juntar as partes, no caso de fazer um nicho, e até a furação para instalação das dobradiças. Agradeço aqui a oportunidade de fazer tais questionamentos.
    Att. Flávio

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Flavio

      Você pode usar painéis pré-fabricados de espuma de PVC com fibra de vidro de cada lado. Pode comprar os paineis k-lite na Barracuda ([email protected]) ou você mesmo pode laminar. Pode usar resina poliéster para laminar. Para colcar o laminado de madeira deve usar resina epoxy e prensar igualmente toda a superfície. Para as dobradiças vai ter que colocar algum material de alta densidade (320 kg/m3 por exemplo) ou mesmo um bloquinho de compensado naval dentro do sandwich de divinycell.

  • Sandro Luis disse:

    Boa tarde.
    Como consigo comprar em placas esse PVC
    Utilizo muito para fabricação de coletes salva vidas.
    Esse material e indicado para essa aplicação?

  • Douglas de Oliveira Barbosa disse:

    ola me chamo douglas, gostaria de tirar algumas duvidas.
    estou substituindo o compensado podre da popa de uma lancha cabrasmar 14 pés motor de popa 40 a 50hp e pesquisando fiquei impressionado e muito disposto a Instalar essa espuma de pvc invés de outro compensado naval.
    no meu caso eu precisei remover a fibra externa da popa por que internamente por ser casco duplo o acesso estava muito difícil e demandaria uma mao de obra muito alta para acessar.
    então eu removi a parte externa da fibra as poucos por seções deixando uma borda de umas 3 polegadas distante das extremidades do casco.
    o compensado tinha 1.5mt x 60cm
    medi com o paquímetro a espessura da fibra; 12mm e o compensado sao duas medidas;
    1 central que vai fixar o motor com 23mm de espessura
    e nas laterais dos dois bordos com 19mm estreitando para 16mm
    minha duvida e com relação a essas medidas se com o divinycell eu posso reduzir a espessura de 23 para 20 para poder aplicar um tecido combinado na fibra interna para reforçar e 15mm invés de 19 para não precisar usar 2 medidas visto que lixaram o compensado em angulo de 19 para 16mm
    acredito que nao possa fazer isso com a espuma por conta dos grovins.
    também gostaria de saber o tipo de espuma, densidade e corte mais indicado.
    muito obrigado por compartilhar todo conhecimento, concerteza ja virei cliente de vocês, vi que respondem a todos com muita dedicação!!!

    • Barracuda Composites disse:

      Para ficar simples use somente a espuma de 20mm em todo o espelho.
      Mantenha as espessuras de fibra de vidro conforme o projeto original. Eu gosto de usar os tecidos do tipo XM (45/-45) porque são mais maleáveis.
      A espuma é a GR320 com 320 kg/m3. Para o espelho de popa você pode usar a placa lisa perfurada ou se quiser o corte de infusão DCI.

  • douglas de oliveira barbosa disse:

    ola barracuda obrigado por responder, o problema deu usar 20 mm em toda a popa e que nas extremidades a medida estreita para 16mm. o compensado que removi estava lixado em angulo nessa extremidade para encaixar. essa espuma pode ser lixada também para encaixar nessa extremidade? e com relação a espuma GR320 indicada eu procurei aqui na loja virtual e não encontrei, pode me enviar o link?

  • douglas de oliveira barbosa disse:

    ola, amigo eu posso comprar uma placa menor com 60 cm desse renicell E320? para por no centro onde vai fixar o motor e nas extremidades colocar divinycell H60?

    • Barracuda Composites disse:

      Jorge. Não no momento mas voce pode ter acesso a literatura de laminação no site da e-composites.

  • bruno ferreira disse:

    qual seria a densidade ideal para uma placa de divinycell para segurar um motor de 100hp, levando em consideração que o espelho de popa tem nada mais do que 50 cm x 50 cm ?

    As placas de divinycell também podem ser laminadas com resina poliester ?

    • Barracuda Composites disse:

      Sugiro voce usar a placa de 320 kg/m3 de densidade porque da para voce apertar os parafusos da base do motor direto nela.
      Acho que o nome comercial eh Renicell
      Verifica no site por favor!!

  • Sandro Luis disse:

    Boa tarde, você tem o valor e as medidas da placa de PVC regida?
    Estou procurando para fazer pecas.
    Temos lote mínimo para compra?
    Fico no aguardo.

    • Barracuda Composites disse:

      As placas variam com a densidade (kg/m3)
      Em geral voce consegue adquirir com 2400 x 1200 (as maiores)
      ou 1200 x 800 mm

  • douglas de oliveira barbosa disse:

    ola mestres, minha situação e similar a do amigo bruno, porem eu gostaria de saber se posso colocar uma espuma de pvc de menor densidade e apenas nos pontos para fixar/ parafusar o motor laminar uma chapinha de compensado naval sendo que vou Ta usando em todo o espelho resina epoxi para essa reforma.
    se isso for possível poderia me dizer se a espuma Divinicell H60 serve para essa aplicação? pois tenho outros pontos da embarcação que vou usar essa mesma densidade.

    • Barracuda Composites disse:

      Douglas. Qual o comprimento do barco e quantos hps em o motor?
      Outra pergunta: qual a espessura do espelho de popa?

  • douglas de oliveira barbosa disse:

    ahh mestres, eu adquiri o ebook técnica de laminação em composites que foi indicado por vocês e estou gostando bastante do conteúdo, breve irei pegar o restante da coleção para mergulhar de vez nesse mundo dos compósitos. obrigado mais uma vez por sempre nos ajudar aqui no blog tirando nossas duvidas!

  • douglas de oliveira barbosa disse:

    mestre a lancha tem 4.30 metros de comprimento e o núcleo do espelho de popa era um compensado naval de 23 mm de espessura , estou reformado para colocar um motor de 50hp

    • Barracuda Composites disse:

      Pode sim. Use uma espuma de 80 kg/3 no espelho e inserts de compensado no local dos parafusos.
      Outra opção é usar uma espuma de 320 kg/m3 somente nestes lugares.
      Ai nunca mais vai apodrecer.

  • douglas de oliveira barbosa disse:

    Maravilha mestre , só pra nao ficar duvidas;
    neste caso se for usar inserts de compensado naval obrigatoriamente preciso usar resina epoxi para colagem com massa e seguir com laminação, confere?

    E se usar inserts de renicell E320 posso fazer colagem com massa e laminação com resina poliéster?
    eu procurei o renicell E320 na loja virtual e não encontrei…esta em falta ou preciso pedir por email?

    outra duvida que tenho e o tipo de corte pra essa placa visto que que vou fazer no processo manual.
    e também qual a proporção ideal de aerosil, micro esferas ocas e resina para massa de colagem que impregne bem nas ranhuras.
    grato pela paciência em nos orientar!!!

    • Barracuda Composites disse:

      Maravilha mestre , só pra nao ficar duvidas;
      neste caso se for usar inserts de compensado naval obrigatoriamente preciso usar resina epoxi para colagem com massa e seguir com laminação, confere?
      Nao precisa. Pode usar poliester!

      E se usar inserts de renicell E320 posso fazer colagem com massa e laminação com resina poliéster?
      eu procurei o renicell E320 na loja virtual e não encontrei…esta em falta ou preciso pedir por email?
      Pede por email porque temos em estoque. Talvez nao esteja disponivel online.

      outra duvida que tenho e o tipo de corte pra essa placa visto que que vou fazer no processo manual.
      e também qual a proporção ideal de aerosil, micro esferas ocas e resina para massa de colagem que impregne bem nas ranhuras.
      grato pela paciência em nos orientar!!!
      Pode pedir corte DC. Para a massa de colagem use uma proporcao de 1 kg de resina para 200-300 gr de microesfera. Depende da densidade da resina!

  • Ronaldo disse:

    Quero substituir o piso de madeira por fibra com divinicel em um catamara entre. As duas bananas com uma área aproximadamente de 9 mts2 . Qual a espessura e densidade da placa de divinicel pode ser usada. A capacidade do barco é de 10 pessoas.

    • Barracuda Composites disse:

      O catamaran é a vela ou a motor??
      Tem alguma estrutura debaixo do piso?
      Qual a espessura do compensado que hoje tem no barco?

  • Giuliano Oyarzabal disse:

    Olá. Estou querendo fazer um baú novo pra minha carretinha de transporte de aeromodelos e gostaria de fazer um formato mais aerodinamico e um acabamento em pintura automotiva, pensei entao em usar a espuma e fibra de vidro na laminaçao manual mesmo com tecido e resina epoxy. Qual seria o material mais adequado para fazer isso, como comprar e que medida é? O bau teria aprix 2,50 de comprimento, 1,2m de altura e o nesmo de largura. Obs.: Tenho o livro manual de construçao de barcos a muitos anos vou até dar uma lida denovo pra pegar dicas.

    • Barracuda Composites disse:

      Voce pode usar madeira compensada ou ver na loja online http://www.e-composites.com.br os paineis k-lite.
      Eles sao feitos com espuma de PVC e laminados com fibra de vidro pelo processo de infusao.
      Voce pode comprar como se fosse compensado e montar a caixa e depois pintar.

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