Equipamentos para Pintura

Nem só de tintas e vernizes vive a boa pintura. Os equipamentos usados e a forma de aplicação também são importantes na obtenção de um resultado final satisfatório. O uso de pistola é o mais indicado para pintores sem muita experiência. A pintura com pincel ou rolo só deve ser feita se o pintor estiver realmente muito acostumado com esse tipo de serviço. Antes de mais nada, deve-se saber que existem tintas de acabamento específico para uso com pincel. Tentar utilizar pincéis com um produto formulado para aplicação com pistola é desastre na certa.

O que é necessário para uma pintura desse tipo é um pincel de seda que retenha uma quantidade razoável de tinta ou verniz. Sua largura, dependendo da peça, pode ser de 2 a 5 polegadas. Antes de usar um pincel novo, remova os pelos soltos batendo vigorosamente o pincel contra a palma da mão ou esfregando-o entre as suas mãos. Então molhe o pincel com um solvente compatível com o tipo de tinta que será utilizado, para retirar partículas de poeira. Remova bem o excesso, lave o pincel com água e sabão, enxagüe-o bem e penteie-o cuidadosamente para remover qualquer trança dos fios do pincel. Garanta que todo o pêlo esteja alinhado e solto. Após cada uso, limpe-o com o mesmo solvente. Finalmente, lave com sabão, enxagüe, penteie e embrulhe em papel. Deixe secar antes de guardar, sempre deitado ou pendurado, nunca apoiado sobre seus pêlos. Isto pode parecer um exagero, mas é uma sistemática que somente profissionais podem entender.

Se o construtor não tiver prática na aplicação com o rolo, a tendência é que durante a pintura se forme sobre o casco uma superfície com pequenas bolhas, como uma espécie de esponja. Um pintor experiente elimina essas bolhas com um pincel, imediatamente após a passagem do rolo. Se ele não tiver experiência, provavelmente boa parte da embarcação não ficará perfeita. Em termos de salubridade, não há qualquer inconveniente em pintar epoxy e poliuretano através de pistola, mas o operador deverá usar equipamento de segurança.

A tecnologia de fabricação de tintas nos dias de hoje é tão avançada que não há nenhum problema para se desenvolver um sistema de pintura com propriedades específicas para qualquer aplicação. Para barcos, o número de variações possíveis é praticamente infinito, e existem no mercado formulações que atendem a maior parte dos requisitos. Com um desenvolvimento maciço em tecnologia neste setor, a opção de produtos cresceu. Por isso, é muito importante que o usuário escolha o produto correto para o trabalho, bem como os métodos certos para a preparação, aplicação, diluição e limpeza. Muitas pessoas criticam os produtos de alta performance injustamente, quando as reclamações deveriam ser dirigidas a má aplicação. Se o construtor está a espera de um acabamento primoroso, ele deve estar ciente que mais tempo e esforço serão gastos na preparação da superfície.

Em geral, qualquer pintura tem duas funções: proteger a superfície e proporcionar uma aparência estética agradável. No caso de um barco de serviço, o último requisito pode ser de menor importância. Em certas circunstâncias, algum requisito de proteção tende a ser sacrificado em favor de uma aplicação de baixo custo. O ambiente marítimo é agressivo e degradante, e para haver uma proteção completa, a pintura deve resistir à absorção de água, vapor, ataque químico, raios ultravioletas, abrasão e avarias mecânicas.

Outro aspecto igualmente importante é que a pintura precisa ter propriedades de adesão sobre a superfície a ser protegida. Para fins estéticos, a pintura deve oferecer um alto brilho e deve reter esse acabamento o maior tempo possível, sem esfarelar, amarelar ou rachar. Nesse caso, é preciso trabalhar para evitar ao máximo porosidade na superfície externa. As causas de aparecimento de porosidade são várias e, normalmente, recaem sobre uma mistura mal diluída e na baixa qualidade do sistema de aplicação.

Comentários (8)

    • Barracuda Composites disse:

      Diogo,
      Existe uma grande diferença entre as pistolas de aplicação de tinta PU e de Gelcoat. Enquanto as pistolas de pintura variam o diâmetro do bico entre 1,4mm a 2,0mm, a pistola de aplicação de Gelcoat possui o diâmetro do bico de 4,0mm que ideal para esse tipo de material.

  • Gabriel disse:

    Sobre as tintas para pintura de casco, quais são as recomendadas? Estava pretendendo pintar meu casco (para agua doce) com PU automotivo, ela tem um desempenho bom?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Gabriel

      É necessário que você utilize linhas de produtos que foram elaborados para indústria naval ou náutica. Mesmo para água doce, sua embarcação enfrenta condições muito diferentes do que as automotivas e você precisa proteger seu laminado de altas taxas de umidade e tintas desenvolvidas para embarcações já são formuladas com esses requisitos em mente.

  • Gilmar Rodrigues da Silva disse:

    Bom dia, poderia me dizer qualis são as tintas e os primer para pintar uma lancha de madeira com casco trincado e sua sequência do serviço, o uso de pistola ou rolo para este tipo de casco.
    Nunca fiz esse serviço, mas a necessidade do momento faz com que eu ponha a mão na massa.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Gilmar,

      A parte mais importante vai depender da preparação da madeira original do casco. O que você está pensando em fazer? Provavelmente vai lixar tudo e remover a tinta toda ate chegar na madeira. E depois? Qual a preparacao da madeira?

  • Gilmar Rodrigues da Silva disse:

    Já está lixada agora precisava saber qual seria a sequência para fazer passa alguma coisa após a lixa, e qual será o próximo passo , é primer e o que é pu, ou é epóxi?????

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Gilmar,

      Veja a sequencia de uso da tinta Esmalte Sintetico Lagoline (alquidica). Ela tem o próprio primer para fazer o fundo antes da tinta. Você pode aplicar com rolo, pincel ou pistola.

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