Kit Básico de Ferramentas Para o Construtor de Barcos

A construção de uma embarcação, seja em série ou one-off, passa pelo planejamento do espaço e da aquisição das ferramentas necessárias para fabricação. O post Layout do Estaleiro já mostra que o primeiro requisito para construção de um barco é um espaço coberto capaz de proteger os materiais e ferramentas das intempéries ambientais.

Já o conjunto de ferramentas e acessórios necessários, assim como o tamanho e porte das máquinas, varia com o tamanho da embarcação e o processo de fabricação utilizado, mas qualquer estaleiro deve ter um conjunto básico de ferramentas que representam um investimento muito baixo em relação ao preço de uma embarcação.  

Os primeiros elementos do conjunto básico de ferramentas que ervem para iniciar a construção dos plugs e moldes são trena, esquadro, sutra e prumo, assim como uma boa linha de 30 metros e uma mangueira plástica transparente com 10 a 12 mm de diâmetro para medir o nível. O construtor deve ter duas trenas, uma metálica de 5 metros e uma de fibra sintética de no mínimo 20 metros.




Figura 1. (a) Trena (b) Esquadro (c) Suta (d) Prumo

A qualidade e precisão desse grupo de ferramentas é fundamental para a montagem das cavernas e construção da embarcação e seu custo é baixo em relação às facilidades e qualidade que proporcionará ao construtor.

Grampos em “C” e em “T” também são ferramentas essenciais para quem constrói barcos ou peças auxiliares. Tipos básicos de grampo “C” devem ser adquiridos em tamanhos de 4 a 12 polegadas, enquanto os grampos “T” podem chegar até 24 polegadas.

Figura 2. (a) Grampo C (b) Grampo T

Como sempre existem trabalhos que exigem uma base firme, tornos de bancada em ferro fundido são recomendados, especialmente o de 4 polegadas de largura e abertura de 5 polegadas.

Figura 3. Torno de bancada

Para corte de painéis, o construtor pode escolher entre serras tico-tico, traçadores com discos de 6 a 8 polegadas, uma serra circular com discos de corte com diâmetro de 8 a 10 polegadas ou serra de fita com 14 polegadas. Hoje em dia muito trabalho é feito através de corte computadorizado com CNC. Embora não seja necessário, o corte em uma máquina desse tipo pode proporcionar rapidez e precisão para a construção e é especialmente indicado para construção das cavernas em caso de construções com moldes abertos.

Figura 4. Serra tico-tico

É necessário também possuir pelo menos uma ferramenta para se fazer furos. A furadeira selecionada deve ter um mandril que suporte brocas de 3/8 polegadas ou até ½ polegada. Elas podem ser elétricas ou com baterias recarregáveis.

Figura 5. Furadeira elétrica e a bateria

O material necessário para laminação vai variar em relação ao método escolhido e os posts dedicados a cada um dos processos de fabricação descrevem a infraestrutura necessária. No entanto, qualquer construtor precisa de um kitde reparos com ferramentas para laminação manual.

Esse kit deve contar com pincéis de trincha de 2 a 4 polegadas e rolos de lã de carneiro ou espuma para impregnação da resina. É importante selecionar materiais compatíveis com as resinas que serão utilizadas. Rolos de espuma, por exemplo, são ideias para utilização de resina epoxy e a cola dos pincéis de trincha não deve se desfazer em contato com a resina poliéster, rica em estireno.

Figura 6. (a) Pincel de trincha (b) Rolo de lã (c) Dosemekp (d) Rolete de ferro

É essencial também ter meios de realizar a catalisação da resina com precisão. No caso da resina poliéster, um dosemekp pode ser utilizado para determinar a quantidade de catalisador adequada. No caso de resina epoxy, uma balança eletrônica pode ser utilizada para medir a quantidade correta de resina e endurecedor.

A mistura da resina com seu catalisador ou endurecedor pode ser feita manualmente, com um misturador polimérico, ou com uma hélice para mistura acoplada em uma máquina de furar. Esse equipamento ainda pode ser utilizado para misturar massas, porém nesse caso a hélice deve ter de 3 a 4 polegadas de diâmetro, enquanto para homogeneização de resinas cerca de 2 polegadas já é o suficiente.

O excesso de resina pode ser retirado com espátulas poliméricas rígidas e o laminado deve ser comprimido com roletes de ferro com 5/8 a 1 ½ polegadas de diâmetro e 10 a 20 cm de comprimento.

Um termômetro infravermelho é uma ferramenta para acompanhar a temperatura da resina durante o processo de cura e controlar o processo. Um higrômetro de bulbo seco ou úmido também pode utilizado para verificar a umidade relativa do ar e monitorar a área de trabalho. Existem hoje versões digitais com boa precisão.

Figura 7. Termômetro infravermelho

É importante também que os laminadores estejam utilizando equipamentos de segurança adequados. Isso incluem máscaras, óculos de proteção e luvas para o construtor não ter contato com a resina não curada nem inalar os compostos orgânicos voláteis (VOCs). 

Figura 8. Equipamentos de proteção individual

Equipamentos para lixamento também são muito convenientes e podem acelerar muito o trabalho. Existe uma grande variedade disponível no mercado, mas uma lixadeira rotativa que trabalha em uma faixa de 6000 a 9000 rpm com discos de 6 polegadas é essencial para quem trabalha com construção em materiais compostos.

Figura 9. (a) Lixadeira Circular (b) Máquina de Corte (c) Lixadeira Treme-treme

Trabalhos de polimento, no entanto, devem ser realizado em velocidades próximas de 2400 rpa com discos de 7 a 9 polegadas. Normalmente esse tipo de trabalho é feito com uma máquina chamada politris.

Figura 10. Compressor de ar com reservatório

Por fim, um compressor de ar com motor de 1,5 HP e reservatório de 100-200 litros é interessante para realizar trabalhos leves. Eles podem ser utilizados para operações de ferramentas pneumáticas, como furadeiras e lixadeiras, assim como para aplicação de gelcoat e pintura.

Comentários (7)

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Ricardo

      Depende de que método você está falando, mas em primeiro lugar, qualquer método que utilize vácuo vai exigir um molde reforçado capaz de suportar a pressão e que seja estanque, não permitindo vazamentos. Isso é particularmente importante no método de infusão, onde as pressões devem ser próximas a 1 atm e qualquer vazamento é prejudicial para o processo. Fora isso, cada método desses vai precisar de um conjunto de consumíveis incluindo mangueiras de resina e vácuo, peel ply, entre outros. Os posts sobre esses métodos descrevem com detalhes o que é necessário para laminação com cada um deles.

  • Sabrina Lopes disse:

    Todos esses EPIs são necessários quando se utiliza o método de infusão, onde os operadores não tem contato direto com a resina líquida?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Sabrina

      Durante a infusão de uma embarcação, alguns laminadores ficarão responsáveis por catalisar a resina, ou seja, terão contato com os tambores de resina líquida durante o processo de homogeneização. Eles devem estar protegidos pelos EPIs adequados para esse tipo de procedimento. Outra questão é que estaleiros são ambientes insalubres e que a resina não é o único elemento do qual os colaboradores devem estar protegidos.

  • Gérson Assunção ZAP (11) 98212-9989 disse:

    Bom dia !
    É apenas uma idéia…… um sonho. Quero estimar a possibilidade de eu (talvez com alguma ajuda de amigos leigos tb), a partir da aquisição de uma planta, construir em casa ou em um sítio, um barco de 45″.
    Quais e quantidades dos materiais e ferramental necessários p/ a realização do projeto ? Qual a quantia ($$$$) estimada p/ dar início ao projeto ? Seria possível entrar em contato c/ algum profissional da área e tamarmos um café p/ uma conversa ? Sugestão: como estou em SP, sei q o estaleiro da Intermarine (Osasco) está mais próxima. Aliás, adoro não só o design, como a estrutura no geral da 45″ deles. Já tentei, particularmente e sem indicações, entrar em contato c/ um de seus engenheiros mas, a portaria não permitiu minha entrada. Sendo assim, não tenho uma planta (gostaria de adiquirir uma) nem o conhecimento mínimo p/ iniciar.
    Como não tenho condições financeiras p adquirir uma já pronta. E, até pelo fator laser, gostaria de “por a mão na massa !”

    • Barracuda Composites disse:

      Boa tarde Gerson,

      Existem diversos tipos de embarcações desse porte que podem ser construídas das mais variadas formas. com isso, sem ter acesso ao projeto, características da embarcação e método construtivo, é muito difícil estimar o custo e o material necessário para se dar início ao projeto.
      Fique a vontade para nos contatar através do email [email protected] que teremos o prazer de tirar suas dúvidas.

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