Boa tarde Gerson,
Existem diversos tipos de embarcações desse porte que podem ser construídas das mais variadas formas. com isso, sem ter acesso ao projeto, características da embarcação e método construtivo, é muito difícil estimar o custo e o material necessário para se dar início ao projeto.
Fique a vontade para nos contatar através do email [email protected] que teremos o prazer de tirar suas dúvidas.
Olá, Sabrina
Durante a infusão de uma embarcação, alguns laminadores ficarão responsáveis por catalisar a resina, ou seja, terão contato com os tambores de resina líquida durante o processo de homogeneização. Eles devem estar protegidos pelos EPIs adequados para esse tipo de procedimento. Outra questão é que estaleiros são ambientes insalubres e que a resina não é o único elemento do qual os colaboradores devem estar protegidos.
]]>Olá, Ricardo
Depende de que método você está falando, mas em primeiro lugar, qualquer método que utilize vácuo vai exigir um molde reforçado capaz de suportar a pressão e que seja estanque, não permitindo vazamentos. Isso é particularmente importante no método de infusão, onde as pressões devem ser próximas a 1 atm e qualquer vazamento é prejudicial para o processo. Fora isso, cada método desses vai precisar de um conjunto de consumíveis incluindo mangueiras de resina e vácuo, peel ply, entre outros. Os posts sobre esses métodos descrevem com detalhes o que é necessário para laminação com cada um deles.
]]>