Nenhum barco deve ser construído ao ar livre. Os materiais sofrem por ficarem expostos durante a construção e o resultado é um produto de qualidade inferior. As ferramentas também sofrerão se deixadas ao ar livre e guardá-las diariamente resultará em gasto de tempo. Além disso, haverá dias de chuva. Por essas razões, é essencial uma cobertura para a fabricação do barco.
A primeira coisa a ser determinada é a área necessária para a construção. Como regra geral, o tamanho mínimo é de duas vezes o tamanho do barco. Isto proporciona espaço suficiente para uma bancada, para a maioria das ferramentas e estoque de materiais, e para que se possa andar e trabalhar ao redor do barco. Note que, se está se pensando em desenvolver um modelo e fôrmas, a necessidade de espaço poderá ser maior.
Caso você utilize ferramentas estacionárias, será necessário um espaço maior. Lembre-se de deixar espaço suficiente ao redor das ferramentas de forma a poder trabalhar com grandes peças de madeira ou mesmo metal.
Em alguns casos de construção de catamarans, a necessidade de espaço pode ser contornada. É possível fabricar os cascos separadamente e armazená-los fora do galpão, aguardando a montagem final, que pode ser feita do lado de fora. Tenha sempre em mente, durante a montagem de um galpão, a possibilidade de expansão, pois durante esta ou a próxima obra poderá ser necessário mais espaço.
Você já sabe onde construir seu barco?
Roberto Candido disse:
Muito bom!! Estou muito inclinado a montar o meu próprio
Wilson Santana disse:
Inspirador… pensando em montar um estaleiro! pra lanchas de 18-30ft
Barracuda Composites disse:
Que legal Wilson! Boa sorte!
Jeffry disse:
Terrific article! This is the kind of info that are
meant to be shared around the net. Shame on Google for
now not positioning this put up higher!
Thank you =)