O Que Você Precisa Saber Sobre Adesivos Epoxy

A qualidade da colagem dos elementos de estruturas sandwich é um ponto fundamental para a eficiência desse tipo de construção.

Os adesivos estruturais são capazes de realizar a união de cascos e conveses, fixação de anteparas e outros elementos estruturais de forma muito eficiente pois são capazes de distribuir as tensões desenvolvidas por áreas maiores, possibilitando a construção de estruturas mais leves e resistentes. Seu requisito mecânico mais importante é a resistência ao cisalhamento, uma vez que, ao colar dois elementos estruturais, é importante que nem o adesivo nem as interfaces falhem.

Além da resistência ao cisalhamento, o adesivo também deve ser flexível, mas não muito elástico, e possuir baixa contração. Após curado, deve suportar todas as condições ambientais que a embarcação enfrenta, ou seja, deve resistir à umidade e temperaturas extremas.

Dentre as opções de adesivos disponíveis no mercado, o epoxy é o que apresenta o melhor desempenho. Todo construtor deve ter em mente que o custo do adesivo representa apenas uma fração do gasto total para construção de uma embarcação e a escolha do produto correto influencia no peso, facilidade de processamento e na segurança estrutural da embarcação.

Os adesivos à base de sistemas epoxy possuem um excelente poder de adesão em diversos materiais além de apresentarem contração menor que 1%. Isso, combinado com sua resistência ao cisalhamento, faz com que sejam capazes de preencher espaços de até 6 mm, formando junções com grande resistência à delaminação.

O sucesso das colagens também está relacionado às condições de realização do processo, que devem respeitar as especificações dos fabricantes. A umidade relativa (UR) do ar não deve ser maior que 80%, mas melhores resultados são alcançados com UR abaixo de 60%. Os materiais a serem colados devem estar livres de umidade e o adesivo deve apresentar boa “molhabilidade” para facilitar a aplicação e penetrar na superfície de colagem. Há uma grande variedade de endurecedores que permitem ajustar o tempo de cura do adesivo de alguns minutos até algumas horas, de acordo com a necessidade do construtor.

É fundamental que, durante o processo de colagem, o construtor seja um perfeccionista. Cada detalhe fará diferença na performance do barco, ao ponto que, uma mera imperfeição que passe despercebida, poderá resultar em uma dor de cabeça enorme nos processos seguintes da construção.

Comentários (4)

  • Digenildo Melo disse:

    Olá.
    Estou para laminar em forma um pequeno flutuador para um ultraleve gostaria de saber se posso usar na forma gel coat e laminar só com terçido de vidro e resina epox e compatível gel com epox?
    Fabriquei um com manta o mesmo ficou pensado e fraco!

    • Barracuda Composites disse:

      Olá,
      O ideal é utilizar a manta mesmo para criar uma camada rica em resina e evitar vazamentos no molde.
      A espessura média desse tipo de molde costuma ser de 10mm, você pode utilizar uma camada de manta 300g/m², 7 camadas de manta 450g/m² e duas camadas de tecido de fibra de vidro.
      Se preferir pode sim utilizar resina epóxi na laminação que ela é compatível com o gel coat.

  • Rafael Lauren disse:

    Tentei fazer uma massa de resina epoxy com aerosil para colar uma antepara mas a mistura ferveu em pouco tempo. Tem algum tipo de epoxy que pode faer um filme mais grosso?

    • Barracuda Composites disse:

      Rafael,

      Sim. Você pode procurar adesivos já formulados que tem um tempo de trabalho entre 1-2 horas e permitem que você use até espessuras de 40mm sem causar problema de exotermia. Estes produtos possuem um grande poder de colagem e adesão em várias superfícies

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *