Na tentativa de melhorar as propriedades do laminado, muitos construtores têm utilizado em embarcações tecidos híbridos, fabricados a partir de dois ou mais tipos de fibras, oferecendo a possibilidade de agrupar as vantagens dos materiais e minimizar as desvantagens.
O termo híbrido significa que o material é feito a partir de dois ou talvez mais tipos diferentes de fibras. As vantagens de incorporar duas fibras em um tecido é que as propriedades finais do reforço aumentam devido ao ajuste das propriedades individuais de cada fibra. Por exemplo: se é necessário obter um laminado rígido com uma boa resistência ao impacto e um baixo peso, o construtor pode escolher um tecido híbrido de carbono com Kevlar®. O carbono irá prover a rigidez e as fibras aramidas contribuirão com a resistência ao impacto.
No caso de se estar procurando o ajuste de propriedades mecânicas e custo, o mais comum é agrupar as propriedades do Kevlar® com as da fibra de vidro. De qualquer forma, a combinação de tecidos de fibra de vidro, carbono e Kevlar® pode ser usada para otimizar propriedades mecânicas e custo. Geralmente estes tecidos híbridos são feitos por encomenda e podem ter também uma infinidade de combinações, dependendo basicamente de quanto dinheiro se quer gastar. Os tecidos híbridos são encontrados nas tramas bidirecional, unidirecional, biaxial, triaxial e quadriaxial em gramaturas que variam entre 80 e 1800 g/m².
Tiago disse:
As fibras naturais também podem ser utilizadas para composição de tecidos híbridos?
Barracuda Composites disse:
Olá, Tiago!
Sim, podem sim. Lembrando que há uma série de desafios para o uso das fibras naturais para construção de compostos de alto desempenho por causa da falta de homogeinidade das propriedades mecânicas e da alta absorção de umidade, mas é possível fabricar tecidos híbridos de vidro e juta. As fibras de vidro melhoram a adesão do reforço na matriz polimérica e as fibras naturais diminuem o peço da peça final, já que têm a densidade muito menor do que os tecidos de vidro.
Renata Lemos disse:
A proporção dos tipos de fios que formam os tecidos é sempre 50%/50%? Ou isso varia?
Barracuda Composites disse:
Olá, Renata
A grande vantagem dos materiais compostos é a possibilidade de personalização, você sempre pode decidir quais são as características que seu projeto precisa e usar os componentes que desejar nas direções que forem necessárias. É muito comum a proporção de 50%/50% em formas comerciais, mas é possível que um tecido seja fabricado de acordo com as especificações de um determinado projeto. É claro que isso tem um custo maior, é mais difícil de ser adquirido e sua viabilidade deve ser avaliada.
Juvenal Galvão disse:
Boa tarde! Gostaria de fazer um mastro tubular bipartido com perfil redondo cômico com tecido híbrido de ineggra consigo um produto melhor que o carbono puro? Tenho bomba de vacum e o molde interno obrigado
Barracuda Composites disse:
Oi Juvenal,
Não conheco o seu projeto do mastro, mas 99.99% dos mastros são contruídos em 100% de fibra de carbono sem nehum outro tecido (tipo hibrido).
Antônio Marcos da Cruz disse:
O peso é maior q a fibra de carbono comum?
Barracuda Composites disse:
Nao existe fibra de carbono comum. Fibra de carbono eh fibra de carbono. Existem algumas variacoes nos valores de resistencia a tracao e modulo de elasticidade
Mas a fibra de carbono eh em media 15 vezes mais resistente que a fibra de vidro.