Qual a Quantidade Correta de Resina?

Quem tem experiencia com laminação sabe julgar com boa precisão a quantidade correta de resina para impregnação de fibras de vidro ou fibras de carbono. Utilizar para laminação manual rolinhos ou mesmo trinchas não deixa muita opção para ajustar a quantidade de resina que o laminado vai precisar para ficar 100% impregnado.

Lembrando que a resistência a tração e flexão são diretamente proporcionais à quantidade de resina. Então, um laminado com excesso de resina tem propriedades mecânicas baixas. Porém, quando o laminado fica “seco” demais, tem a tendência a desenvolver baixa resistência a compressão e ao cisalhamento. Fica frágil na mesma proporção, mas com modos de falha completamente diferentes.

Assim alguns laminadores mais experientes tendem a utilizar espátulas para compactar as fibras. Certamente esta técnica vem da fabricação de pranchas de surf, onde não existe muito espaço para reduzir a quantidade de resina que o laminado precisa, e geralmente utilizando tecidos de baixa gramatura (80-120 g/m2). 

Fibras de carbono, principalmente as unidirecionais são também normalmente laminadas com o auxílio de espátulas plásticas ou de borracha. Esta técnica permite que as fibras sejam impregnadas na direção longitudinal dos filamentos aumentando o teor de fibras e criando uma compactação mais efetiva. 

Então: Qual o método que você utiliza? 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *