{"id":466,"date":"2020-10-09T11:22:54","date_gmt":"2020-10-09T14:22:54","guid":{"rendered":"https:\/\/www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br\/?p=466"},"modified":"2020-10-20T10:47:34","modified_gmt":"2020-10-20T13:47:34","slug":"aplicando-gelcoat","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br\/aplicando-gelcoat\/","title":{"rendered":"Aplicando Gelcoat"},"content":{"rendered":"\n

Poucas pessoas podem imaginar que por tr\u00e1s do brilho do acabamento no gelcoat <\/em>dos barcos, uma infinidade de vari\u00e1veis esconde um processo cheio de truques e armadilhas que s\u00f3 alguns construtores conhecem.  O gelcoat <\/em>\u00e9 a camada mais externa do casco de um barco, geralmente branca, mas esta pode ser de qualquer cor. Aplicada em primeiro lugar dentro do molde, antes das lamina\u00e7\u00f5es das camadas de fibra, a espessura m\u00e9dia dessa camada \u00e9 de, aproximadamente, 0,6 mil\u00edmetros. Sendo t\u00e3o fina, n\u00e3o d\u00e1 margem para erros na sua formula\u00e7\u00e3o ou aplica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Construtores experientes, que geralmente produzem laminados de fibra de vidro<\/a> de boa qualidade, podem listar uma s\u00e9rie de problemas com gelcoat<\/em> e com boas raz\u00f5es. Na maioria das vezes, laminados de fibra de vidro e resinas poli\u00e9ster podem curar com catalisador MEKP nas mais diversas propor\u00e7\u00f5es e em quase todas as condi\u00e7\u00f5es de temperatura e umidade, embora produzam laminados de qualidade suspeita. Gelcoats<\/em> s\u00e3o, na verdade, uma mistura de resina poli\u00e9ster e uma s\u00e9rie de cargas minerais. Em sua utiliza\u00e7\u00e3o, s\u00e3o muito sens\u00edveis a qualquer tipo de varia\u00e7\u00e3o, podendo produzir incr\u00edveis surpresas ap\u00f3s a desmoldagem das pe\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m da propor\u00e7\u00e3o de catalisador, outra vari\u00e1vel tamb\u00e9m dif\u00edcil de se controlar \u00e9 a espessura do filme de gelcoat<\/em>. Se aplicado muito grosso, v\u00e1rias rachaduras poder\u00e3o aparecer em muito pouco tempo. Se aplicado muito fino, provavelmente haver\u00e1 uma s\u00e9rie de defeitos de enrugamento a serem corrigidos ap\u00f3s a desmoldagem do casco e o construtor ir\u00e1 gastar horas e mais horas reparando, repintando e polindo a pe\u00e7a.       <\/p>\n\n\n\n

Essa varia\u00e7\u00e3o cr\u00edtica de espessura \u00e9 algo em torno de mais ou menos dois d\u00e9cimos de mil\u00edmetro. Geralmente, os construtores consideram a aplica\u00e7\u00e3o de gelcoat<\/em> muito mais delicada que a lamina\u00e7\u00e3o, porque a maior parte dos fabricantes desse tipo de material n\u00e3o sabe exatamente o que mistura, a maior parte dos vendedores n\u00e3o sabe o que diz e a maior parte dos gelcoteadores n\u00e3o sabe o que faz. Pode parecer engra\u00e7ado, mas experimente passar duas horas ao lado do gelcoteador de uma f\u00e1brica que produza barcos, ou mesmo qualquer outra pe\u00e7a de fibra de vidro.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Poucas pessoas podem imaginar que por tr\u00e1s do brilho do acabamento no gelcoat dos barcos, uma infinidade de vari\u00e1veis esconde um processo cheio de truques e armadilhas que s\u00f3 alguns construtores conhecem.  O gelcoat \u00e9 a camada mais externa do casco de um barco, geralmente branca, mas esta pode ser de qualquer cor. 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